A Nike proibiu torcedores de personalizar a nova camisa da Seleção Brasileira com os nomes ligados à religiões de matrizes africanas. Em nota, a empresa explicou que nomes de cunho político ou religioso estão barrados no site da empresa na hora da escolha para plotagem.
No site da marca, que lançou a nova camisa para a Copa do Mundo 2022 na última segunda-feira (08), nomes como Ogum e Exú aparecem como “Personalização indisponível” em todos os tamanhos e modelos de roupa. Porém, nomes como Cristo e Jesus estão autorizados.
Em nota, a Nike explica por que tomou a decisão:
“A Nike, como descrito na própria página, não permite customizações com palavras que possam conter qualquer cunho religioso, político, racista ou mesmo palavrões. Este sistema é atualizado periodicamente visando a cobrir o maior número de palavras possíveis que se encaixem nesta regra”, informa a nota.
Com estampa em 3D inspirada na onça-pintada, a camisa da seleção brasileira é vendida pelo preço de R$ 349,99.
Os nomes dos candidatos à presidência 2022 também estão proibidos da personalização das novas camisas da seleção brasileira 2022, assim como os de outros políticos como “Moro”, “Damares” “Doria”, “ACM”, “Haddad”, “Dirceu”, “Calheiros”, “Garotinho”, “Dilma”, “FHC”, “Collor”, “Sarney” e até “JK”.
A Nike também vetou a inscrição de termos como “comunista”, “petista”, “tucano”, “mito” e “bolsomito”.
LEIA TAMBÉM: Vinicius Jr. é eleito melhor jovem e entra para a seleção da Champions League
A empresa não divulgou uma lista com todos os nomes vetados da ferramenta de personalização; os termos proibidos foram descobertos por usuários na hora de personalizar.
Em face do veto aos nomes de orixás de matriz africana NINGUÉM da minha família comprará a camisa da seleção!
Borda em casa
Jesus é o caminho e a vida Reis dos Reis.
É comum, no Brasil, pessoas que possuem nome/sobrenome: Jesus Cristo.
Nike e CBF peguem essa merda de camisa e enviem no olho do cu de vcs.
Vou comprar, e vou escrever Ogum.
A camisa será minha propriedade, faço dela o que eu quiser.
Isso se chama liberdade de expressão,
Essa camisa não leva somente o nome de um time, e sim de um país cujo a população existe por uma mistura de povos contra a vontade desses mesmos. Proibir a expressão desse povo e o mesmo dizer o que nós somos
não existe Exu da Silva, já Cristo da Cunha, Gabriel Jesus (preto), existe. parem de criar escândalo, nossa raça não precisa se vitimizar desse jeito vergonhoso.
Louvado seja o nome do Senhor!!! Vou logo comprar a camisa!!!! 🙏🏻🙌🏻 Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor!!!