Natural de São João de Miriti, na Baixada Fluminense (RJ), a jornalista e criadora de conteúdos Nath Braga tem planos promissores para o próximo ano. Depois de ganhar um Troféu Mulher Imprensa e ser contemplada no Fundo Vozes Negras, do YouTube, Nath vai lançar o documentário “Infância em Caixa”.
Produzido por ela para o seu TCC e com previsão de lançamento para março de 2023, a produção independente tem aprovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conta com profissionais qualificados como entrevistados.
E para falar um pouco sobre o documentário e planos para o futuro, Nath Braga lançou uma trilogia de vídeos em seu canal no YouTube falando justamente sobre a escolha do tema publicidade infantil e crianças influenciadoras. “Do fim de 2021 pra cá, eu recebi uma série de prêmios e tive reconhecimentos e uma maior visibilidade no mercado. Eu acho que 2023 é o ano de seguir colhendo esses frutos”, comenta Nath.
Também para o próximo ano, Nath Braga também está planejando iniciar uma pós-graduação em Sexualidade Humana, ou seja, se tornar uma sexóloga. A vontade de garantir a formação é um desejo pessoal, mas que não deixa de influenciar diretamente na sua criação de conteúdo, justamente pelo tema da sexualidade ser um dos tópicos fixos tanto no seu canal no YouTube, quanto no Instagram.
Além disso, a criadora de conteúdo está trabalhando no conceito do seu podcast solo onde, dentre os temas a serem trabalhados, a sexualidade também estará presente, mas de forma autobiográfica. Outro tema de interesse para o podcast é falar sobre carreira, algo que Braga já aborda em seu LinkedIn, mas que no projeto vai ganhar uma nova roupagem.
Leia também: Manoel Soares será Zumbi dos Palmares em desfile da Rosas de Ouro, em São Paulo
“Eu volto para o cenário dos podcasts, agora não só como uma apresentadora ou mediadora, e sim como uma pessoa que está ali para falar por si, levando um pouco da essência do que eu já trabalhei lá no YouTube. Sou uma pessoa que conta a própria história e acaba influenciando a partir disso”, comenta.
Fundo Vozes Negras
Nesse ano de 2022, Nath Braga, jornalista do The Intercept, teve sua trajetória marcada pela participação no ‘Fundo de Vozes Negras’, iniciativa do YouTube, que tem como objetivo principal disseminar narrativas de artistas e criadores de conteúdo negros.
“Quando surgem iniciativas como o ‘Fundo Vozes Negras’ a gente se agarra a elas, porque são programas de aceleração que trazem o financiamento, e tiram as pessoas negras daquela condição de gambiarra, do improviso, dos equipamentos ruins, e até mesmo de produzir um conteúdo, tecnicamente falando, de baixa qualidade que acaba afastando a audiência”, explica a criadora.
Ela ressalta ainda que antes de ser contemplada com o Fundo, já produzia conteúdos e estudava a plataforma. “Eu sempre usei o YouTube pra poder explorar formatos e colocar narrativas na internet de um jeito que não era possível em outros lugares. Então, antes mesmo desse reconhecimento externo, eu já podia ser a profissional que sempre quis, no YouTube”, afirma.
Sobre Nath Braga
Jornalista pela UFRJ e criadora de conteúdo, atualmente aborda temas como tecnologia, sexualidade, infância, gênero e questões raciais em seu canal no YouTube. Além disso, também produziu um documentário sobre influenciadores mirins, com previsão de lançamento para março de 2023.
É co-fundadora do Influência Negra e ex-diretora do podcast da plataforma, que recebeu o prêmio Sim à Igualdade Racial em 2021. No mesmo ano tornou-se finalista do Troféu Mulher Imprensa 2021, na editoria de diversidade, no qual saiu vencedora.
Já em 2022, Nath Braga palestrou TEDx Rua Da Matriz, organizado por jovens periféricos da Baixada Fluminense, abordando o tema: ‘Seu corpo não aguenta mais notícias ruins’.
0 Replies to ““Infância em Caixa”, Nath Braga anuncia lançamento do documentário para 2023”