Museu Afro Brasil altera o nome em homenagem a Emanoel Araújo

capturar-b.png

O Museu Afro Brasil, localizado no pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera, teve seu nome alterado. De acordo com a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta sexta-feira (25), o museu agora se chama Museu Afro Brasil ‘Emanoel Araújo’, em homenagem ao artista responsável por fundar a instituição.

O artista foi diretor e curador do museu, até falecer em setembro deste ano, aos 81 anos. A mudança de nome ocorreu após uma petição – assinada por mais de 2.200 pessoas – feita pela Associação Museu Afro Brasil, a partir da solicitação de artistas, parceiros e frequentadores do local, de acordo com a própria instituição.

Museu Afro Brasil
Museu Afro-Brasil / Foto: Divulgação

No anúncio da petição, o museu destacou a contribuição de Emanoel Araújo para o cenário artístico brasileiro, e para a cultura negra. “Sua dedicação incansável e sua genialidade contribuíram para a valorização da cultura africana, afro-brasileira e, de maneira mais ampla, afrodiaspórica, ao revelar a inventividade na produção de artistas brasileiros e internacionais”.

Leia Também: Museu das Favelas de São Paulo será aberto ao público no próximo sábado (26)

Emanoel Araújo foi um artista plástico e escultor baiano que fundou o museu dedicado à cultura afro-brasileira em 2004. Na época, o artista usou peças da sua coletânea pessoal para iniciar o acervo, e hoje o museu possui mais de 8 mil peças que datam desde o século 18 até a contemporaneidade. Dentre elas estão pinturas, gravuras, esculturas, fotos, e documentos.

Atualmente o museu, além das exposições, também abriga em seu espaço outros aparelhos nomeados em homenagem a grandes artistas negros brasileiros. Nas dependências do museu existe um auditório chamado Teatro Ruth de Souza e a Biblioteca Maria Carolina de Jesus. Além disso, no primeiro semestre de 2022 a instituição também lançou a Escola MAB – Escola do Museu Afro Brasil com cursos voltados para o meio artístico.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

0 Replies to “Museu Afro Brasil altera o nome em homenagem a Emanoel Araújo”

Deixe uma resposta