O Museu Afro Brasil, localizado no pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera, teve seu nome alterado. De acordo com a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta sexta-feira (25), o museu agora se chama Museu Afro Brasil ‘Emanoel Araújo’, em homenagem ao artista responsável por fundar a instituição.
O artista foi diretor e curador do museu, até falecer em setembro deste ano, aos 81 anos. A mudança de nome ocorreu após uma petição – assinada por mais de 2.200 pessoas – feita pela Associação Museu Afro Brasil, a partir da solicitação de artistas, parceiros e frequentadores do local, de acordo com a própria instituição.
No anúncio da petição, o museu destacou a contribuição de Emanoel Araújo para o cenário artístico brasileiro, e para a cultura negra. “Sua dedicação incansável e sua genialidade contribuíram para a valorização da cultura africana, afro-brasileira e, de maneira mais ampla, afrodiaspórica, ao revelar a inventividade na produção de artistas brasileiros e internacionais”.
Leia Também: Museu das Favelas de São Paulo será aberto ao público no próximo sábado (26)
Emanoel Araújo foi um artista plástico e escultor baiano que fundou o museu dedicado à cultura afro-brasileira em 2004. Na época, o artista usou peças da sua coletânea pessoal para iniciar o acervo, e hoje o museu possui mais de 8 mil peças que datam desde o século 18 até a contemporaneidade. Dentre elas estão pinturas, gravuras, esculturas, fotos, e documentos.
Atualmente o museu, além das exposições, também abriga em seu espaço outros aparelhos nomeados em homenagem a grandes artistas negros brasileiros. Nas dependências do museu existe um auditório chamado Teatro Ruth de Souza e a Biblioteca Maria Carolina de Jesus. Além disso, no primeiro semestre de 2022 a instituição também lançou a Escola MAB – Escola do Museu Afro Brasil com cursos voltados para o meio artístico.
0 Replies to “Museu Afro Brasil altera o nome em homenagem a Emanoel Araújo”