Nos dias 28 e 29 de março, o Órbi Conecta, único hub de inovação no Brasil que tem uma mulher negra à frente, Dany Carvalho, realiza o evento “Inovação, substantivo feminino”, que reúne mulheres que são referência em negócios, carreira, finanças e tecnologia. As inscrições são gratuitas e estão abertas.
A programação começa às 10h e segue até às 21h, com rodas de conversa, workshops e mentorias. O evento é pautado na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), plano de ação que visa dar vida a um mundo mais justo até o fim desta década.
“Com o ‘Inovação, substantivo feminino’, atacamos o objetivo número 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, destaca a CEO do Órbi Conecta Dany Carvalho, a única mulher negra à frente de um hub de inovação no país.
O Órbi Conecta é um dos cinco primeiros hubs de inovação do Brasil, fundado em 2017, e nasceu de uma forma inédita: é o único hub criado por uma comunidade de startups, a San Pedro Valley, que se juntou a grandes empresas de Minas.
Leia também: Exposição homenageia a cantora Dona Onete, a rainha do carimbó
Entre os diversos incentivos sociais dentro e fora do estado, o Órbi já distribuiu mais de 160 mil bolsas de estudos no maior programa de formação gratuita em tecnologia do país.
Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que a cada 10 postos de trabalho gerados no Brasil, em 2022, aproximadamente 8 foram criados pelas micro e pequenas empresas (MPE).
Com o resultado positivo, o acumulado do ano ultrapassou 2 milhões de novas vagas, das quais quase 1,6 milhão teve lugar nos pequenos negócios.
Mesmo quando comparado com 2021 – quando as MPE tiveram um desempenho que superou os 2,17 milhões de empregos gerados, equivalente a 77% do total de vagas do período –, verifica-se que a participação dos pequenos negócios no saldo total aumentou no ano passado, chegando a 78,4%.