Mulheres postam desfile com roupas em estilo afro e recebem comentários racistas

WhatsApp-Image-2026-01-08-at-11.21.51-1-1-1-e1767884616596.jpeg

Após postarem vídeo de desfile com roupas afro nas redes sociais, mulheres negras receberam comentários racistas e até uma ameaça de morte . A apresentação, que ocorreu em um shopping de Goiânia no dia 17 de dezembro, tinha como objetivo celebrar a elegância das vestimentas, mas a postagem virou alvo de comentários de ódio.

Um dos ataques, postado nas redes sociais, dizia: “A senzala invadiu a realeza!”, outro comentário mais grave fez ameaças, “Você é uma preta fedida mesmo, já fui preso uma vez, pra ser outra cortando a sua cabeça pode não demorar”. Outras mensagens depreciativas incluíam comparações das participantes a um “bando de palhaços”.

Josi Albuquerque, uma das seis mulheres marcadas na publicação, respondeu aos ataques. Ela compilou os trechos ofensivos em um novo vídeo e declarou: “Não é sobre roupa. Não é sobre ‘chamar atenção’. É sobre o incômodo que a presença preta ainda causa quando ocupa espaços com orgulho, identidade e ancestralidade. Seguimos existindo. Seguimos ocupando. Seguimos sendo realeza”.

Mulheres negras postam desfile com roupas afro e são ameaçadas e ofendidas com comentários racistas na internet – Foto: Reprodução Instagram.

Em entrevista à TV Anhaguera, o delegado da Polícia Civil Joaquim Adorno abordou os limites legais da liberdade de expressão. “Qual o limite? O direito do outro. Você tem direito de ter qualquer opinião, desde que não ofenda o outro. Porque, se ofender, vai ultrapassar a linha da opinião para o crime”, ressaltou.

A Polícia Civil conduz investigações para identificar os responsáveis pelas ofensas. Para José Eduardo Silva, advogado da Associação Ascenda em Goiás, o caso fomenta um debate necessário. “Isso vai estimulando as pessoas a terem a autoestima preservada e a não se acharem feias. Porque é isso que acontece no Brasil”, disse.

Leia mais notícias por aqui: Vitória Miranda é eleita a melhor tenista jovem da temporada 2025

Thayan Mina

Thayan Mina

Jornalista pela Faculdade de Comunicação (FCS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente mestrando pelo PPGCOM da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top