Sandra Mathias Correia de Sá, que agrediu dois entregadores em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi indiciada pela Polícia Civil do Rio por lesão corporal, injúria e perseguição. O caso aconteceu em uma rua do bairro no dia 9 de abril deste ano. As agressões foram gravadas, e as imagens viralizaram, causando revolta.
O vídeo mostra Sandra dando chicotadas nas costas de Max Ângelo com uma coleira de cachorro, e agredindo Viviane Maria de Souza no mesmo dia, com uma mordida na perna. No momento das agressões ela também xinga os entregadores. A mulher não foi indiciada por injúria racial pois segundo a polícia, nem os entregadores nem as demais testemunhas ouvidas mencionaram xingamentos de cunho racial.
A agressora, que já tem outras quatro passagens pela polícia, foi indiciada por ter ofendido e humilhado os trabalhadores com xingamentos. “As acintosas e aviltantes ofensas, relacionadas à origem social das vítimas, impuseram às mesmas perversa estigmatização e odiosa inferiorização”, diz o relatório de conclusão do inquérito que a TV Globo teve acesso.
Em nota enviada pela Polícia Civil, de acordo com a 15ª DP (Gávea) “o inquérito foi concluído e enviado ao Ministério Público, com o indiciamento da autora pelos crimes de lesão corporal, injúria e perseguição”.
O relatório, segundo a TV Globo, fala em um “arsenal de ódio” disparado pela investigada, contra as vítimas. Além disso, na conclusão do inquérito a polícia informou que por quase dois anos, Sandra Mathias perseguiu e intimidou os entregadores em seu ambiente de trabalho.
Entenda o caso
No vídeo que circula na internet, é possível ver Sandra Mathias reclamando que os entregadores andam de moto sobre a calçada. Após a reclamação, é possível ouvir uma fala preconceituosa de Sandra. “Você não está na favela, ***. Você está aqui. Quem paga o IPTU aqui sou eu”, falou a ex-jogadora de vôlei de praia.
A mulher já tem uma passagem na polícia por lesão corporal, outra por injúria e ameaça, uma terceira por furto de energia na praia do Leblon – onde trabalhava-, e outra por fraude em licitação.
Sandra Mathias Correia de Sá foi banida do aplicativo de delivery iFood. Em nota, a empresa disse que “não tolera ofensas ou agressões a entregadores e entregadoras nem manifestações de preconceito, assédio, bullying e incitação à violência”.
Leia também: Mulher agride entregador com chicotadas usando coleira do cachorro