Ministra Anielle e equipe do MIR realizam escuta sobre violações de direitos com moradores da Maré, no Rio

83622380-dfbb-46a2-9bdd-84b855c010a9.jpeg

Nesta segunda-feira (19), o Ministério da Igualdade Racial e coletivos do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, realizaram um encontro de escuta com moradores para falar sobre as situações de violações de direitos.

Estavam presentes a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a secretária de Ações Afirmativas e Combate ao Racismo do MIR, Márcia Lima, e o diretor de Combate ao Racismo, Yuri Silva. Também estiveram presentes a Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão; a Deputada Estadual pelo Rio de Janeiro , Renata Souza (PSOL), e a vereadora da cidade do Rio, Mônica Benício (PSOL).

Registro da visita da ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, com coletivos do Complexo da Maré (RJ)/ Foto: Luna Costa/MIR

“Queremos ouvir hoje a favela e mobilizar ações de respostas de forma integrada com o Estado do Rio de Janeiro, entendendo nossas competências, mas articulando um grupo interministerial dentro do governo federal que tenha representantes do MIR, MDHC e MJ para monitoramento da implementação de medidas de mitigação das consequências da violência armada nos estados e municípios de nosso estado”, disse a ministra.

Durante o evento, Anielle falou sobre a emoção de estar na comunidade da Maré. “Hoje é um dia histórico para mim, a única ministra favelada da nova gestão do Governo Lula que leva a Maré em toda e qualquer apresentação que eu faça. Sou cria deste lugar com muito orgulho. Eu sempre falo que a Maré produz professora, médica, doutora, vereadora, deputada e agora ministra.”, afirmou Anielle.

Márcia Lima e Yuri Silva compartilharam com as pessoas presentes, informações sobre o Plano Juventude Negra Viva, que realiza a oitava etapa da caravana participativa nesta terça-feira, no Rio de Janeiro.

O programa tem o objetivo de reduzir a letalidade entre jovens negros de todo o Brasil, além de impactar a juventude com políticas nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda, entre outras.

Leia também: Anac e ministérios vão debater prevenção ao racismo em empresas aéreas

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top