40% dos brasileiros quer metade dos ministérios com mulheres e negros, aponta pesquisa

lula-anuncia-ministros1_mcamgo_abr_091220221818-7.jpg

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia ministros durante coletiva no CCBB Brasília.

Um levantamento encomendado pelo Instituto Update revela que 39% dos entrevistados concordam que os ministérios do novo governo do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) devem ser compostos por pessoas negras.

Outro dado divulgado pela pesquisa nesta segunda-feira (12) é que 41% dos entrevistados acreditam que as mulheres devem ocupar metade dos ministérios do novo governo, indiferente se forem conhecidas ou do meio político.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia ministros durante coletiva no CCBB Brasília – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na última semana, o presidente eleito, durante evento para anunciar os primeiros nomes de ministros do seu governo, disse que “vai chegar a hora em que vocês verão mais mulheres aqui do que homens, vai chegar uma hora que vocês vão ver a participação de muitos companheiros afrodescendentes aqui de pé“, se referindo à formação ministerial.

Ainda na semana passada, Lula e sua equipe fizeram o convite para que a cantora e empresária baiana Margareth Menezes assuma a pasta da Cultura, liderada por Mario Frias durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em contato com a assessoria da cantora, foi informado que realmente houve o convite, mas a cantora ainda não havia se decidido por aceitar ou não.

O levantamento foi realizado pela empresa de opinião pública Netquest, que ouviu 2.526 pessoas entre 22 de novembro e 5 de dezembro.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top