A secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, se reuniu na última quinta-feira (29), no Rio de Janeiro, com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para tratar sobre o acesso, bases e notas técnicas aos novos dados do Censo Demográfico 2022.
O objetivo do encontro foi debater os acessos aos dados e bases para o desenvolvimento e formulação de políticas públicas, tendo como foco principal as comunidades quilombolas. O Censo 2022 é o primeiro a incluir a população quilombola e, por meio da pesquisa, é possível analisar detalhes sobre como vivem as comunidades.
Também estavam presentes o coordenador-geral da Diretoria de Avaliação, Monitoramento e Gestão de Informação, Luciano Silva, e os servidores do IBGE Fernando Damasco, Marta Antunes, Vânia Pacheco, Cristiane Moutinho e Miriam Mattos.
Segundo a secretária Iêda Leal, o encontro representa uma “conversa importante de estabelecimentos de parcerias e cooperações técnicas” e destacou que “é muito importante a disposição do IBGE em nos fornecer os dados”.
Durante a reunião foram discutidas também as possibilidades de Pesquisas de Informações Básicas Municipais e Estaduais, com recorte de igualdade racial e inserção de representantes do Ministério no Grupo de Trabalho do IBGE sobre a comunidade LGBTQIAP+.
Leia também: Evento sobre equidade étnico-racial na educação básica reuniu poder público e sociedade civil