Polêmica: Ministério das Comunicações ‘exclui’ Rebeca Andrade do pódio em publicação

1673414754-min-comunicacoes.webp

Nesta terça-feira (06) o Ministério das Comunicações causou polêmica ao postar em suas redes sociais, uma montagem da foto emblemática do pódio do solo da ginasta artítica na Olimpíada de Paris, excluindo a brasileira Rebeca Andrade. Nas redes, internautas questionaram o post que foi apagado em seguida pelo Ministério.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Na publicação, a atleta que ficou com o lugar mais alto do pódio, foi substituída pela imagem de um computador, para destacar a inclusão digital. Em nota a pasta pediu desculpas “à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade“.

A foto com a “exclusão” de Rebeca Andrade publicada pelo Ministério das Comunicações /Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Alguns internautas lembraram de outra situação envolvendo o governo e as Olimpíadas. “Outra imagem racista?”, escreveu um seguidor, em referência a publicação do Ministério do Esporte em alusão ao barco do Brasil na abertura das Olimpíadas. “Tiraram uma mulher negra do pódio?”, escreveu outro.

A nota também pontua que o Ministério “reconhece que a postagem não foi adequada e deu margem para interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal, nem com a grandeza desta conquista histórica de Rebeca Andrade” e que o objetivo do post era relacionar políticas públicas com as Olimpíadas.

Após a repercussão, uma nova publicação foi feita, agora com a Rebeca Andrade no pódio, e finalizou: “O Ministério das Comunicações reverencia Rebeca Andrade. Ela não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história“.

Leia também: Ministério do Esporte faz post racista em alusão ao barco do Brasil nas Olimpíadas

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top