As mudanças aconteceram no Messenger e na DM do Instagram
A Meta atualizou no Messenger e na DM do Instagram, os temas que se referiam à comunidade LGBTQIA+. A atualização acontece logo após o dono da empresa, Mark Zuckerberg, anunciar mudanças significativas nas diretrizes da plataforma. A alteração foi notada pelos usuários, quando os títulos de temas com os nomes de “Orgulho”, “Transgênero” e “Não-Binário”, foram substituídos por “Arco-íris”, “Algodão doce” e “Pôr do sol dourado”, respectivamente.
Os temas personalizavam os chats com animações e cores e apareceram em comemoração ao ‘Mês do Orgulho’, em junho de 2022, quando foram lançadas ações de marketing relacionadas ao mês. Naquele período, a Meta divulgou a novidade através de um comunicado, que agora foi removido devido a nova política moderação de conteúdo, que acaba com a proteção da comunidade LGBTQIA+ na plataforma.
Uma das novas Diretrizes da Comunidade permite que pessoas associem gays e trans à transtornos mentais. “Acusações de anormalidade mental relacionadas a gênero ou orientação sexual, especialmente quando discutidas no contexto de debates religiosos ou políticos, como questões de ‘transgenderismo’ e homossexualidade”, diz o texto com as novas diretrizes.
“Esses debates são considerados amplamente culturais e políticos”, alega a Meta, ao anunciar a mudança, que já começou em locais como Estados Unidos e Reino Unido, no mesmo dia em que Mark anunciou o fim da checagem de de fatos, a última terça-feira (07). No Brasil, ainda consta a versão de 10 meses atrás, que conta com a alteração dos temas.
As medidas de alteração se deram, devido ao CEO das plataformas de Facebook, Instagram e WhatsApp, Mark Zuckerberg, adotar posicionamentos que se aproximam com o governo atual dos Estados Unidos, presidido por Donald Trump mais uma vez, de acordo com avaliação de Andréa Janer, CEO da consultoria Oxygen.
Leia também: Mudanças da Meta na moderação de conteúdo acompanha abandono de regras de proteção à comunidade LGBTQIA+.