A Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições de curso de programação para meninas e pessoas não-binárias que estejam no ensino médio. As inscrições acontecem até o dia 6 de Outubro e podem ser feitas através do site https://meninasprogramadoras.icmc.usp.br/. Para isso, é necessário ter um computador em casa com acesso à internet.
O objetivo do curso é que hajam mais mulheres na programação, pois nos dias atuais, a área segue tendo predominância de homens. A idealizadora é a professora Maria da Graça Pimentel que é atualmente Professora Sênior no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-SP).
O curso também conta com o “Meninas Programadoras ll”, no qual há a introdução ao sistema Phyton, e traz as alunas à prática combinada a teoria do aprendizado. A preferência é dada à meninas que realizaram previamente o programa e no final de ambos, há uma avaliação para teste de conhecimentos.
“O curso foi meu primeiro contato real com a programação e a linguagem em Python e não tenho palavras para descrever como essa experiência foi um estímulo crucial para que meu interesse por essa área continuasse. Tanto a professora quanto os monitores sempre foram muito pacientes e didáticos em seu ensino, todos mais que dispostos a ajudarem da melhor forma possível, sempre muito interessados em auxiliarem as alunas e dedicarem um pouco dos seus dias por nós. Valeu muito a pena participar e se esforçar para aprender, levarei essa experiência de quatro semanas e todos os aprendizados que obtive para a vida!”, disse Camily Martins aluna da primeira turma do programa.
Leia também: Marketing Digital: apenas 1 em cada 4 profissionais no Brasil são negros, diz pesquisa