Menina de 5 anos é morta dentro de casa durante ação da PM no Morro do Dendê (RJ)

policia-na-ilha-do-governador-2.webp

Uma menina de 5 anos foi morta na manhã deste sábado (12) no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Eloá Passos estava em casa, quando foi baleada. Segundo testemunhas, a tensão na região começou quando a Polícia Militar (PM) tentou abordar dois homens em uma moto, que foram alvos de rajadas de tiro.

Um deles morreu. Wendel Eduardo, de 17 anos. Após a morte do jovem, moradores fecharam uma das vias que dá acesso ao Morro do Dendê em protesto, que de acordo com informações de testemunhas, foi reprimida a tiros com a chegada de mais PMs. Segundo a família, a ação resultou na morte de Eloá. A tia da criança disse em entrevista que ela estava em casa brincando no momento.

“Estava em casa brincando, pulando na cama. Estava acontecendo a manifestação. Mandaram tiro pra dentro da comunidade, mas atingiu uma criança de 5 anos. Não é a primeira nem segunda vez que a polícia mata criança e adolescente. Até quando? Dentro da comunidade não tem só bandido”, disse Lidiane Passos em entrevista a TV Globo.

Durante o protesto contra a violência policial na região, ônibus foram incendiados na Estrada da Cacuia, altura do número 1360. Uma equipe dos bombeiros foi enviada ao local.

Ação da PM na Ilha do Governador que terminou com menina morta após ser atingida por bala dentro de casa /Foto: Reprodução/GloboNews

Os dois foram encaminhados para o Hospital Municipal Evandro Freire (HMEF), onde já chegaram sem vida, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O tio de Wendel afirmou ao G1 que, com base no que ouviu de pessoas que estavam perto, o sobrinho se rendeu na abordagem policial e mesmo assim, foi morto.

Moradores acusam a PM pelas duas mortes, mas a corporação tem outra versão, afirmando que não sabem como a menina morreu, mas que o jovem foi baleado quando a moto em que estava não obedeceu a ordem de parada, da polícia.

De acordo com a Polícia Militar, agentes do 7° BPM (Ilha do Governador) tiveram atenção voltada para dois homens em uma motocicleta, na Rua Paranapuã, na Ilha do Governador, “onde o ocupante de carona portava uma pistola”. A assessoria da PM informa que “de acordo com os policiais que atuaram na ação, após uma tentativa de abordagem, o indivíduo disparou contra a equipe, e houve revide”. 

A PM também disse que não havia operação policial no interior da comunidade, e que o outro homem que estava na moto, “foi conduzido à 37ª DP a fim de prestar esclarecimentos”.

Leia também: Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente propõe programa de combate à letalidade policial

Deixe uma resposta

scroll to top