O primeiro longa metragem de ficção dirigido por Lázaro Ramos, o filme Medida Provisória vai ao ar na Tela Quente, da TV Globo, na próxima segunda-feira (28). É a primeira vez que a obra será veiculada na programação da TV aberta e é uma adaptação da peça “Namíbia, Não!”, de Aldri Assunção e dirigida por Lázaro Ramos em 2011.
Medida provisória estreou em abril deste ano e, em sua primeira semana de exibição, bateu a marca de 100 mil espectadores nos cinemas e chegou aos R$ 2 milhões de arrecadação. A obra também foi exibida gratuitamente para moradores de favelas na zona Norte do Rio de Janeiro, uma iniciativa do Observatório de Favelas.
A ação duas sessões gratuitas de cinema com exibição do filme brasileiro, na Maré e na Penha. Para Seu Jorge, um dos protagonistas do filme, Medida Provisória é uma forma de resistência negra. “Este filme é sobre resistência negra às agressões físicas e psicológicas que sofremos. E, chega num momento oportuno politicamente para o combate antirracista”, afirma.
A trama é ambientada em um futuro distópico, no qual os negros que residem no Brasil são obrigados pelo governo a retornarem à África. No enredo do filme, Seu Jorge (André), Taís Araújo (Capitú), Alfred Enoch (Antonio), interpretam, respectivamente, um jornalista, uma médica e um advogado.
O elenco ainda é composto pelas atrizes Adriana Esteves e Renata Sorrah, além da estreia do rapper Emicida como ator. Aldri Anunciação, que escreveu a peça, também atua no filme. A exibição do filme na Tela Quente começa após a novela das 21h.