Marcele Oliveira, do Programa Jovens Negociadores pelo Clima do Rio, é escolhida por Lula para Presidency Youth Climate Council da COP30

unnamed-3-scaled.jpg

A ativista climática Marcele Oliveira, de 26 anos, que foi integrante do programa Jovens Negociadores pelo Clima da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como Presidency Youth Climate Council – PYCC. A nomeação reconhece a trajetória e o impacto de Marcele na luta contra as mudanças climáticas, desde sua atuação no Rio de Janeiro até sua participação em conferências internacionais.

Marcele Oliveira estará na Presidency Youth Climate Council da COP30 /Foto: Divulgação

A escolha de Marcele se deu a partir de um edital de chamamento, iniciativa inédita do governo do Brasil, realizada pela Secretaria Nacional de Juventude, órgão da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a Presidência da COP no Brasil. Ao todo, 154 jovens se inscreveram para o edital, tendo a Comissão Organizadora selecionado 24 nomes, que foram encaminhadas para a Presidência da COP30.

Como integrante do programa Jovens Negociadores pelo Clima, desenvolvido pela Prefeitura do Rio através da SMAC, Marcele encontrou em um espaço propício para expandir sua capacitação e formação, tornando-se uma negociadora com profundo entendimento técnico e político do complexo cenário multilateral climático.

Nascida em Realengo, bairro da Zona Oeste do Rio, a jovem é produtora cultural formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Uma de suas lutas resultou na criação do Parque Realengo Susana Naspolini. Marcele participa das Conferências do Clima desde a COP no Egito (2022), através da Coalizão Clima de Mudança e do Perifalab.

Mais sobre o Youth Climate Champion

Desde 2011, crianças e jovens têm status oficial como “Constituencies” nas COPs, organizados pela YUNGO (Official Children and Youth Constituency of the UNFCCC).

O papel desses grupos no enfrentamento à crise do clima tem se acentuado. Na COP28, os países decidiram criar a posição de Youth Climate Champion (YCC) para fortalecer sua atuação, com quatro objetivos principais: a) ampliar inclusão e representação jovem nas políticas climáticas; b) capacitar jovens para contribuir com decisões sobre o clima; c) amplificar suas vozes na UNFCCC e nas presidências da COP; e d) impulsionar ações lideradas por jovens, com recursos e monitoramento.

Leia também: Primeira carta de Presidente da COP30 com objetivos contra crise climática não menciona racismo ambiental

Deixe uma resposta

scroll to top