Maracatu Ventos de Ouro realiza o Cortejo “Pernambaiano” na festa de Yemanjá, em Salvador

Maracatu-dos-Ventos-de-Ouro-Foto-Cirilo-3.jpg

O Maracatu Ventos de Ouro realiza todos os anos seu tradicional Cortejo Pernambaiano no dia de Yemanjá, a concentração será às 23h do dia 01 de fevereiro e saída às 00h30 do dia 02 de fevereiro, na quadra do Rio Vermelho, em Salvador (BA).

No dia 31 de janeiro, o grupo realiza o último ensaio aberto para o cortejo, no espaço DOCA1, Comércio, às 18h. O Cortejo Pernambaiano é um movimento cultural realizado para valorizar, difundir e fomentar a cultura popular  afro-brasileira.

O grupo fará o cortejo no próximo dia 1º de fevereiro – Foto: Cirilo

Foi idealizado por Josy Garcia, diretora e mestra do grupo Maracatu Ventos de Ouro, com o intuito de reunir grupos de cultura popular da cidade de Salvador e outras regiões, fazendo assim um grande encontro para o fortalecimento da cultura popular e integração entre os grupos, amantes e apreciadores.

“Durante o ano o Maracatu Ventos de Ouro realiza vários cortejos, mas o cortejo na festa de Yemanja é especial, porque além de ser a atividade cultural em si, é também é um presente para Yemanjá, e por isso a gente  considera ele o maior cortejo que o grupo realiza no ano”, explica Josy.

Sobre o Maracatu Ventos de Ouro

O Maracatu Ventos de Ouro é um grupo feminino de Maracatu de Baque Virado da cidade de Salvador. Fundado em 28 de janeiro de 2015, o grupo busca difundir e fomentar o maracatu em Salvador e outras regiões, e trazer à tona discussões sobre a mulher na sociedade, na arte, na percussão, na cultura, e no maracatu de baque virado.

Leia também: Afrografia II: Museu da Abolição traz exposição de 20 artistas negros em Recife

Além de promover intercâmbios com grupos de diversas regiões, com mestres e mestras da cultura popular e Batuqueiros recifenses, gerando assim uma troca de experiências e vivencias entre indivíduos e grupos praticantes de Culturas Populares, combatendo todas as formas de discriminação, preconceito e intolerância praticadas contra os símbolos e praticantes das culturas populares afro-brasileiras. 

Serviço:

O QUE: Cortejo Pernambaiano do Maracatu Ventos de Ouro

QUANDO: Concentração 01 Fevereiro, 23h 

ONDE:  Quadra do Rio Vermelho

QUANTO: Gratuito

Deixe uma resposta

scroll to top