Os estudantes brasileiros foram avaliados mais uma vez pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudante (Pisa). Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (18) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 54,3% dos alunos brasileiros de 15 anos apresentou um baixo nível de criatividade.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
O programa mede os conhecimentos de alunos de escolas públicas e particulares em matemática, ciências e leitura, e pela prinmeira vez em criatividade, ao instigar os alunos a tentar solucionar problemas sociais e científicos.
Com a análise, os alunos brasileiros que ficaram nos níveis 1 e 2, têm dificuldade de propor mais de uma solução para um problema, e conseguem apenas fazer desenhos isolados e simples. Além disso, o desempenho dos alunos brasileiros mais pobres foi 11 pontos menores que dos mais favorecidos economicamente.
A prova foi aplicada em 2022, com atraso, por conta da pandemia. Foram 56 países realizando a avaliação, o Brasil ficou na 44ª posição, seguido por: Arábia Saudita, Panamá, El Salvador, Tailândia, Bulgária, Jordânia, Macedônia do Norte, Indonésia, República Dominicana, Marrocos, Uzbequistão, Filipinas e Albânia.
Já os países com a maior pontuação estão: Singapura (41 pontos); Coreia (38 pontos) – com destaque para soluções de problemas científico; Canadá (38 pontos); Austrália (37 pontos); Nova Zelândia (36 pontos).
Leia também: Quatro escolas brasileiras estão entre as finalistas do Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024