Entre os dias 15 e 17 de setembro, o MABAM Festival retorna ao formato presencial após dois anos realizado de forma virtual. O evento, que acontece no Barreiro, a maior regional territorial e uma das maiores populacionais de Belo Horizonte dedica os dias 15 e 16 para atividades formativas destinadas a estudantes da região e ao público geral, mediante inscrições.
Ao todo, serão 8 horas de atrações na avenida Deputado Álvaro Antônio com diversas atividades como discotecagem com DJ Black Josie, cortejo de congado, fórum de ideias e Cantinho do Erê – espaço com atividades recreativas para crianças. Os shows ficam por conta de três grandes vozes femininas da música nacional e internacional, Tamara Franklin, Fanta Konate e Mart’nália, grande nome do samba que foi anunciada como a atração surpresa do festival.
Ayobami Nombulelo, Produtora Executiva e Coidealizadora do MABAM Festival, destaca a delicadeza e a alegria matriarcal como conceito principal do evento. “A representatividade de mulheres negras presente no conceito do festival foi desenvolvida no pensamento de Angela Davis ‘Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela’”, explica. Ela destaca ainda o retorno do evento presencial.
“Promover o MABAM Festival com o olhar voltado para a potencialidade que é ser mulher negra contando com o reconhecimento e patrocínio de Natura Musical é muito inspirador. Afinal, somos um grupo formado por uma diversidade de mulheres: gestoras, trabalhadoras, mães, lésbicas, com deficiência, trans, entre outras formas femininas que devem ser vistas como potência”, finaliza.
Inscrições abertas
Na quinta-feira, 15, acontecerá, no Viaduto das Artes (avenida Olinto Meireles, 45, Barreiro) uma oficina de Música e Tecnologia – Iniciação à Produção Musical com a DJ Black Josie e na sexta-feira, 16, a oficina de Dança Afro com Sandra Vilela será realizada no Poeint Barreiro (Praça Modestino Sales Barbosa, 11, Barreiro). As atividades são abertas ao público mediante inscrições que acontecem a partir de 15 de agosto clicando aqui.
Sobre o MABAM Festival
O MABAM Festival, realizado pelo Instituto Alforriado Matias, se consolida como uma das mais importantes manifestações culturais da capital. A iniciativa nasce em 2017 com o importante papel transformador ao escancarar a necessidade de escrever e fortalecer a história pela perspectiva negra tão ignorada pelos livros. O Festival, ao longo de suas seis edições, promove e reescreve a história do Barreiro e do abolicionista Matias, homem negro, com idade em torno dos 60 anos que viveu como escravizado na fazenda Barreiro no século XIX, de onde fugiu.
Leia também: Encontro discute cultura e empreendedorismo periférico de mulheres negras no Rio de Janeiro
No auge das ações abolicionistas do país, Matias libertou muitos escravizados e influenciou no curso da história da região. Posteriormente, foi preso e encontrado morto em uma prisão em Ouro Preto, possivelmente, vítima de torturas. Ainda que não tenha sobrevivido, Alforriado Matias entrou para a história com seu seu feito descrito nas linhas de Abílio Barreto, jornalista e historiador.