A subida da rampa no Palácio do Planalto e a entrega da faixa presidencial ao presidente Lula, neste domingo (1º), foi repleta de simbolismo. O presidente convidou representantes de sete grupos sociais para subir a rampa ao seu lado representando a diversidade do povo brasieleiro.
Caminharam ao lado de Lula: Francisco, 10 anos, morador de Itaquera, Cacique Raoni, 90 anos, Wesley Rocha, 36 anos, metalúrgico, Murilo Jesus, 28 anos, professor, Jucimara Santos, cozinheira, Ivan Baron, que é ativista anticapacitista, Flávio Pereira, 50 anos, artesão e Aline Sousa, 33 anos, catadora, que passou a faixa para o presidente Lula.
Também subiram a rampa com Lula na cerimônia a primeira dama Janja Lula, o vice presidente Geraldo Alckmin (PSB), sua esposa Lu Alckmin e a cachorra “Resistência” adotada por Janja e Lula.
Conheça os brasileiros que subiram a rampa com Lula
Francisco, 10 anos
Morador de Itaquera, na periferia de São Paulo. É corintiano e campeão de natação. Filho de uma assistente social e um advogado que atuam em causas sociais.
Em 2019, Francisco esteve em Curitiba para desejar bom dia a Lula. No mesmo ano, viu o presidente pela primeira vez em um jogo de futebol entre amigos de Lula e de Chico Buarque, promovido pelo MST.
Após o encontro com Lula e assistir ao filme que conta a história do petista, Francisco disse que também pode se tornar presidente da República um dia.
Aline Sousa, 33 anos
É catadora desde os 14 anos, assim como a mãe e a avó, que trabalham na mesma cooperativa. Integrou o Movimento Nacional de Catadoras e é beneficiária do Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional criada no governo Lula.
Mãe de sete filhos, Aline é a atual presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF e Entorno (Centcoop-DF). Ela também é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.
Cacique Raoni Metuktire, 90 anos
Líder do povo Kayapó e reconhecido internacionalmente, Raoni lidera a luta que articula os povos indígenas em defesa dos direitos dos povos originários e da Amazônia.
Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting durante o Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA).
Em novembro de 2012, Raoni foi recebido pelo presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, o cacique pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região.
Weslley Viesba Rodrigues Rocha, 36 anos
Metalúrgico desde os 18 anos, Weslley trabalha na região do ABC paulista. Ele é casado e pai de dois meninos.
Formou-se em Educação Física por meio do Financiamento Estudantil (Fies), além de ter concluído cursos técnicos nas áreas de desenho, matemática aplicada, eletricista e comandos elétricos.
Weslley também é DJ em um grupo de rap chamado “Falange”, onde conta sua caminhada de luta por meio da música.
Murilo de Quadros Jesus, 28 anos
Morador de Curitiba, Murilo é formado em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Já trabalhou como professor na Universidad de La Sabana, na Colômbia, e foi bolsista do programa Fulbright como professor de português na Bluefield College, nos Estados Unidos.