Decisão foi publicada no Diário Oficial da União, uso das Forças Armadas na cidade foi autorizado para o período de 2 a 23 de novembro
Atendendo um pedido feito pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decretou nesta segunda-feira (3), a aplicação de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (Glo) em Belém durante a realização da Confederação das Nações Unidas, COP30. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
O decreto autoriza a presença das forças armadas de 2 a 23 de novembro de 2025, com a inclusão de ações em áreas com “infraestruturas críticas” nos municípios de Altamira e de Tucuruí. Através da GLO o presidente da República tem permissão de utilizar as Forças Armadas para situações graves de perturbação de ordem, que nesse momento tem os poderes de polícia de forma temporária e em área restrita.

A 30º Confederação das Nações Unidas acontece entre o dia 10 a 21 de novembro, em Belém (PA), e a partir dos dias 6 e 7 de novembro a capital anfitriã já começa receber chefes de Estado de todos os países do mundo para a Cúpula de Líderes e em seguida para a COP 30, por esse motivo segundo o Diário Oficial o decreto foi aplicado para a patir de domingo (2).
Leia também: Governo do Pará solicita decreto de GLO durante a COP 30 em Belém
COP 30
A Conferência tem como objetivo avançar no debate da mudança climática, traçando planos entre os países em busca de soluções para combater os efeitos das mudanças climáticas e fortalecer o financiamento para países em desenvolvimento.
143 países já confirmaram a presença no evento, segundo anunciado pelo secretário Maurício Lyrio, o EUA e Argentina são uns dos países que ainda não confirmaram a presença.










