O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei que cria o Dia da Mulher Sambista, que será comemorado em 13 de abril. A data escolhida marca o nascimento de Yvonne Lara Costa, compositora, cantora e instrumentista, mais conhecida como Dona Ivone.
A carioca é denominada a rainha do samba e grande dama do samba. Lara marcou a história do samba de diversas maneiras, além de ter sido a primeira mulher a integrar a ala de compositores da Império Serrano, na qual assinou a composição do samba-enredo “Os Cinco Bailes da História do Rio”, de 1965.
A Lei Nº 14.834 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (05) e já está em vigor. A norma faz parte do projeto de lei (PL) 3.057/2021, da Câmara dos Deputados. O relatório do preceito ressalta que o objetivo da data é dar visibilidade às sambistas, além de impulsionar a importância da participação das mulheres nesse gênero musical.
Dona Ivone
Dona Ivone foi a primeira mulher a escrever um samba-enredo no carnaval da cidade do Rio de Janeiro. Além de atuar na área musical, ela também era enfermeira. Após se aposentar aos 77 anos, decidiu se dedicar exclusivamente à área artística. Inclusive, o seu repertório é recheado de produções.
Com mais de dez álbuns produzidos. Vale mencionar que uma das suas músicas mais famosas, Sonho Meu, já foi reproduzida mais de 56,54 milhões de vezes no Spotify, uma das principais plataformas de streaming de música do mundo.
Yvonne teve contato com a música desde cedo, iniciando já no seu contexto familiar, na qual escutava samba e choro. Além disso, quando ela passou a morar no colégio interno, depois que sua mãe faleceu, continuou buscando aprender sobre música. Lá aprendeu hinos cívicos e coros regidos pelo maestro Heitor Villa-Lobos. A estrela do samba faleceu aos 97 anos, em abril de 2018, contudo o seu legado segue vivo.
Sobre a Lei, conforme o parecer:
Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional da Mulher Sambista, a ser celebrado anualmente, em todo o território nacional, no dia 13 de abril, natal da cantora, compositora e instrumentista Yvonne Lara da Costa, a rainha e primeira-dama do samba Dona Ivone Lara.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Leia também: Prettos fazem homenagem ao samba em São Paulo no próximo fim de semana