Lamine Yamal: o menino negro de 16 anos que levou a Espanha de volta as conquistas

Snapinsta.app_448715213_868708688413905_4532787609582356174_n_1080-e1721413221214.jpg

Enquanto celebramos nesse 19 de julho, o Dia Nacional do Futebol no Brasil, refletimos sobre como figuras como Lamine Yamal, craque do Barcelona, transcendem fronteiras e inspiram jovens ao redor do mundo. O espanhol, de apenas 16 anos, deu 4 assistências e marcou um gol decisivo contra a Inglaterra na semifinal, o que levou a seleção da Espanha a conquistar novamente o título da Eurocopa 2024.

O jogador que é da geração de Endrick e de Estevão, ambos de 17 anos, compartilha a história de superação e a origem humilde de milhares jogadores brasileiros. Com pai marroquino e a mãe da Guiné Equatorial, Lamine nasceu no município de Esplugues de Llobregat, na Espanha, mas cresceu no humilde bairro de Rocafonda, numa cidade que fica a 30 km de Barcelona. O jovem atacante comemora os gols fazendo símbolo em alusão ao seu bairro.

Lamine Yamal é o jogador mais jovem a vencer uma Eurocopa e detém outros grandes recordes – Foto: Reprodução Redes Sociais.

O El Clássico, jogo entre Real Madrid x Barcelona, deverá ter frequentemente a presença de Yamal e Endrick, que já se enfrentaram este ano no amistoso entre Brasil e Espanha. O jogo terminou empatado em 3×3, mas só Endrick marcou gol. Outro brasileiro no caminho de Yamal é o Vitor Roque, companheiro de Barcelona, mas que na última semana perdeu a camisa número 19, que já foi de Lionel Messi, para Yamal.

Mas nem tudo são flores na vida do jogador. Os casos recentes de racismo e xenofobia com Vinicius Junior, que resultaram em duas condenações pela primeira vez na história da Espanha, agora se repetem com Yamal. Os torcedores espanhóis cantaram uma música ofensiva sobre a religião de Lamine.

“Yamal come presunto”, bradava parte dos torcedores, em referência a comer carne de porco, pois há tradição de não se alimentar de carne suína entre os muçulmanos. O Marrocos, país de origem do pai do astro, tem o islamismo como religião predominante.

A mídia especializada chegou a lembrar que a pouca idade do jogador lembrava a situação de Pelé que foi o jogador mais jovem da história a erguer a taça da Copa do Mundo aos 17 anos. Yamal também coleciona seus recordes. Segundo apuração do GE, Lamine é o mais jovem a:

  • Jogar no Campeonato Espanhol
  • Ser titular do Barcelona
  • Ser titular no Campeonato Espanhol
  • Ser titular na história da Champions League
  • Fazer um gol pelo Barcelona
  • Fazer um gol na história do Campeonato Espanhol
  • Fazer um gol pela seleção da Espanha
  • Jogar e ser titular na Euro
  • Fazer um gol na Euro

Leia mais notícias aqui: “Rebeca Andrade é a que mais me dá medo”, diz Simone Biles sobre disputa nas Olimpíadas de Paris

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top