Mesclando mitologia dos povos originários e aventura, “O Karaíba” entra em cartaz com o intuito de repensar algumas lacunas na pré-história brasileira. A estreia será no Teatro Ruth de Souza, no Parque das Ruínas, no próximo dia 10 de dezembro e é um exercício de imaginação sobre como seriam os povos e a vida nestas terras antes da chegada dos europeus.
Destinado ao público infantojuvenil e com classificação livre, o projeto deseja ainda realizar parcerias de formação de público com escolas, contribuindo com a execução da lei que torna obrigatório o ensino de história e sua cultura.
A peça é inspirada na obra literária do indígena Daniel Munduruku, filósofo, historiador, psicólogo, doutor em Educação pela USP, pós-doutor em Linguística pela UFSCar, atual diretor-presidente do Instituto Casa dos Saberes Ancestrais (UKA) e autor de mais de 50 livros para crianças, jovens e educadores.
Para Rafael Barcelar, diretor do espetáculo, O Karaíba nasce de uma ação política. “Quem poderia imaginar que em 2022, diante de um aumento do massacre aos povos originários, um grupo de artistas majoritariamente indígenas conseguiria estrear um espetáculo teatral para as infâncias?”, questiona.
“A partir do movimento de recuperação da memória dos antepassados, construímos uma narrativa ficcional que reinventa este fragmento de tempo apontando caminhos para o presente e futuro. Este trabalho é um ato de resistência diante de um passado de raízes arrancadas. Uma disputa do imaginário e do simbólico”, completa.
Leia também: Teatro na Zona Norte do Rio promove distribuição de livros
O espetáculo fica em cartaz entre 10 e 18 de dezembro, no Teatro Ruth de Souza, do Parque das Ruínas, sempre às 16h, e tem o apoio do Fomento à Cultura Carioca 2021, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Serviço:
Espetáculo: O KARAÍBA
Local: Teatro Ruth de Souza
Parque das Ruínas, Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
Estreia 10 de dezembro de 2022.
Temporada: 10 de dezembro a 18 de dezembro de 2022, às 16h.