Justiça de SP condena aposentada por injúria racial contra humorista Eddy Jr

Website-Citacao-Longa-com-Botao-e-Imagem-de-Fundo-Branco-Preto-5.png

Após dois anos da denúncia de Eddy Jr, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) condenou a aposentada Elisabeth Morrone, por injúria racial e ameaça contra o humorista e músico. A decisão foi tomada na última semana, mas o processo ainda cabe recurso. O caso aconteceu em um condomínio na na Zona Oeste da capital paulista, em outubro de 2022.

Segundo informações compartilhadas com o Notícia Preta pelo TJSP, o filho da aposentada também foi condenada. A condenação do último dia 27 determina o cumprimento em regime aberto, de 01 ano e 02 meses de reclusão, além de mais 01 mês e 05 dias de detenção, e também o pagamento de multa, para a posentada.

Eddy Jr. denunciou o caso em suas redes sociais, em 2022 /Foto: Reprodução

Já o filho, segundo a decisão do juiz Fernando Augusto Andrade Conceição, da 14ª Vara Criminal, foi condenado a cumprir também em regime aberto, a pena de 02 meses de detenção.

Em resposta, a defesa da aposentada e do filho encaminhou uma nota ao g1, que informou que o filho não deveria ser condenado. “Nós provamos nos autos que ele é incapaz, ou seja, ele tem uma anomalia mental. Inclusive, ele tem a mãe como curadora dele, e não foi feito um laudo adequado. Isso é nulidade processual, ele não praticou crime nenhum“, diz a defesa, que também afirma que há um laudo pericial que indica que Elisabeth não chamou Eddy de ‘macaco’ e que na verdade, disse ‘caco’.

A defesa da aposentada e do filho já entrou com uma apelação no processo.

Eddy não se pronunciou sobre o caso até o momento, e o Notícia Preta não conseguiu contato com o humorista, que deixa o canal aberto para atualizações.

Entenda o caso

O caso, de 2022, foi denunciado por Eddy nas redes sociais, com vídeos que virelizaram, mostrando o momento em que a aposentada, que na época era vizinha de Eddy, dizendo “macaco, ladrão, sujo e imundo“, e aparecendo com uma garrafa e uma faca em frente ao apartamento do humorista.

De acordo com Eddy, tudo aconteceu após tentar usar o elevador do prédio com sua cachorrinha. “Era 2h da manhã, desci com a minha cachorra para ela fazer as necessidades. Na hora que eu ia subir, encontrei com essa vizinha. Foi uma coincidência muito grande. Eu ia entrar no elevador e ela disse que não ia entrar no mesmo elevador que eu“, disse ele em entrevista ao SP2, da TV Globo.

Leia também: Justiça determina que vizinha de Eddy Júnior deixe prédio onde mora em SP

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta