O atleta João Carlos de Oliveira, mais conhecido como João do Pulo, teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A medida foi oficializada a partir da Lei 15.115, publicada na edição de segunda-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU). Natural de Pindamonhangaba (SP), João do Pulo se destacou como um dos maiores nomes do atletismo brasileiro.
A lei foi sancionada pelo vice-presidente da República e presidente em exercício, Geraldo Alckmin. João já começou a se destacar aos 19 anos, quando bateu o recorde mundial júnior de salto triplo no Campeonato Sul-Americano de Atletismo.

Depois disso, o jovem atleta passou acoleionar medalhas. Nos Jogos Pan-Americanos de 1975, na Cidade do México, conquistou as medalhas de ouro no salto em distância e no salto triplo, e estabeleceu um novo recorde mundial nesta categoria, que ficou 10 anos sem ninguém bater.
No ano seguinte, nosJogos Olímpicos de Montreal conquistou a medalha de bronze, e se tornaou bicampeão pan-americano no salto triplo e no salto em distância nas edições seguintes.
Após sofrer um acidente em 1981, João teve a perna direita amputada. Sua carreira no esporte não seguiu, mas após se formar em educação física, foi eleito deputado estadual em São Paulo em 1986. Morreu em 1999, aos 45 anos.
Leia também: Cubano é o primeiro atleta da história a conquistar 5 ouros consecutivos na mesma prova olímpica