A cantora brasiliense radicada em Curitiba, Janine Mathias, iniciou sua primeira turnê fora do Brasil, desembarcando em Portugal. A artista leva seu show “Devoção” para o público português como participação especial do Grupo do Beco e segue para mais 5 shows por lá.
Com seu projeto de exaltação do samba, Janine Mathias também realizou shows em Coimbra, como convidada da cantora Adriana Ramalho, idealizadora do Festival Back to Bahia, que leva a música baiana às terras de Cabral. A apresentação aconteceu com público de mais de cinco mil pessoas, feito que emocionou a cantora.
“Eu esperava apresentações bacanas, mas isso foi incrível. Eu puxei um refrão com a galera e eles acompanharam. Foi muito bom sentir essa energia. Foi muito forte cantar aqui, as pessoas foram muito generosas”, comemora.
A faixa que dá nome ao show, “Devoção”, ganhou videoclipe (assista aqui) com Janine segurando seu filho Khalil no colo em simbologia sobre passar o amor pela música através das gerações . O clipe foi gravado em um único dia e a música disserta sobre como o estilo de vida e a sensação de pertencimento da cantora é moldado pelo samba.
“Foi bem forte cantar aqui (Coimbra). Para vocês entenderem, acho que é a terceira edição do carnaval de Coimbra e minha primeira vez aqui. Eu desci do palco e tinha uma fila, as pessoas emocionadas, falando que sentiram na minha voz a alegria de novo do Brasil. Foi muito tocante”, completa.
Janine se despede de Portugal com shows nos dias 16 e 17, sábado e domingo, quando chega à capital, Lisboa, para junto a Neném do Chalé, tocar sua música na Fábrica Braço de Prata. A turnê termina com um show no Casino Espinhos, com a cantora sendo convidada do conjunto Tanto Bate até que samba para uma roda de samba só com mulheres.
Escrevendo poesia desde criança, Janine respira rap e samba como bases musicais de sua vida e carreira e agora vai levar essa memória afetiva musical à Europa. “Eu tô respirando, mantendo tranquilidade. Mas caramba eu tô indo pra fora do país! É tudo pela música. Estou muito feliz. É um sentimento muito bom”, finaliza a cantora.
Janine Mathias nasceu em Brasília e mudou para Curitiba em 2008, onde começou a investir na carreira de cantora e iniciou sua trajetória profissional em 2009. A cantora chamou a atenção com o seu primeiro EP, “Eu Quero Mergulhar”, lançado em 2012, que já trazia na sonoridade as influências musicais aprendidas com o pai na infância.
Em 2013, Janine abriu o show de uma de suas inspirações, a eterna Elza Soares. Janine já dividiu o palco com outros grandes nomes da efervescente cena da MPB contemporânea. Entre os artistas com quem já cantou estão Karol Conká, Tássia Reis, Karla da Silva, Orquestra Friorenta, Criolo, Tuyo, Cida Airam e As Bahias e a Cozinha Mineira.
Leia também: Viradouro é a campeã do carnaval do Rio com enredo sobre o culto ao vodum serpente
A cantora é idealizadora do projeto itinerante Samba da Nega, onde celebra suas raízes e mantém a tradição do samba viva no sul do Brasil.
Mostrando amadurecimento musical gritante, a artista lançou em 2018 o seu elogiado primeiro disco “Dendê”, com participação de Rincon Sapiência e que traz uma cantora mais segura da própria voz e com arranjos mais refinados. A faixa que dá nome ao disco ganhou videoclipe (veja aqui) também contando com a participação de Rincon Sapiência.