Para impulsionar a atuação de instituições, coletivos e projetos sociais sem fins lucrativos liderados por pessoas negras, o Instituto Feira Preta, realizador do maior festival de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, em parceria com a PepsiCo, a Fundação PepsiCo e a DORITOS®, lançou o edital Impacto Black. A iniciativa receberá um investimento de R$ 1 milhão de reais e colocará a serviço das organizações sua expertise com ações sociais negras por meio de metodologia própria do Instituto, o Afrolab, um ciclo formativo com foco no fortalecimento institucional de diferentes projetos liderados por pessoas negras. As inscrições vão até 19 de agosto e podem ser realizadas pelo site.
O projeto selecionará 10 propostas que atuam em território brasileiro e desempenham papel crucial na promoção de pessoas pretas e/ou comunidades em situação de vulnerabilidade. Os selecionados receberão aporte financeiro, treinamentos e capacitação. Além disso, as respectivas lideranças participarão de uma trilha de desenvolvimento institucional e pessoal por meio de um programa de mentoria, com duração de um ano, que será ministrado por especialistas.
O Instituto Feira Preta contribuiu na mentoria e na aplicação metodológica para orientar os cursos de capacitação que serão ministrados para os projetos selecionados. “Ainda não é todo o mercado que atua como poderia, mas, algumas marcas, sim. As construções que têm sido feitas com PepsiCo e DORITOS®, seja no Festival Feira Preta, que converge várias iniciativas de fomento ao empreendedorismo negro, ou no edital Impacto Black, evidenciam que a co-existência, e, consequentemente, a co-criação e a co-realização são o caminho para entregar impacto concreto. Celebro muito essa parceria!”, afirma Adriana Barbosa, diretora executiva do Instituto Feira Preta.
“A iniciativa Impacto Black identifica e celebra organizações e lideranças negras sem fins lucrativos que estão transformando suas comunidades, promovendo inclusão e gerando efeito social local e duradouro. O Impacto Black vem para amplificar vozes e aumentar a presença de pautas propositivas na periferia e nos centros urbanos”, afirma C.D Glin, presidente da Fundação PepsiCo.
“Desde 2017, DORITOS® atua pela diversidade no Brasil e, este ano, amplia sua jornada pela equidade racial ao patrocinar o Festival Feira Preta e apoiando as instituições com o edital Impacto Black. Tudo isso sob a gestão da PepsiCo, que visa inspirar outros atores sociais na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva”, afirma Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.
Ao realizar a inscrição, a organização deve apresentar um plano resumido de como o recurso vai impulsionar a sua atuação, considerando estratégia, principais objetivos e desafios do contexto e território em que está inserida. Os participantes serão avaliados pela equipe do Instituto Feira Preta e o resultado será divulgado ao longo do mês de agosto.
Os critérios de participação são os seguintes: ser uma organização da sociedade civil (ONGs, associações, movimentos, coletivos); estar ativa e formalizada (registrado como pessoa jurídica sem fins lucrativos) há pelo menos um ano; ser, necessariamente, fundada ou liderada por pessoas pretas; a diretoria deve ter, pelo menos, 50% de pessoas pretas conforme a autodeclaração étnico-racial, segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As inscrições para o programa são gratuitas e válidas para todo o Brasil – poderão ser realizadas até às 17h59, horário de Brasília do dia 19/08, pela plataforma Prosas através do link: https://prosas.com.br/editais/14582-edital-impacto-black.
Sobre o Instituto Feira Preta
Acelerador do empreendedorismo negro no Brasil. É a evolução da experiência de 22 anos do Festival Feira Preta,, que em 2024 realizou sua maior edição no Parque Ibirapuera para 60 mil pessoas, com circulação monetária direta nas mãos de empreendedores negros de R$ 1,3 milhão. Fundado por Adriana Barbosa, considerada uma das negras com menos de 40 anos mais influentes do mundo, primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo no Ano pelo Fórum Econômico Mundial e única brasileira em lista da revista americana TIMES sobre pessoas negras que impactam positivamente questões raciais.
Doritos pela diversidade e inclusão
Desde 2017, DORITOS® abraça a causa da diversidade no Brasil de forma atuante. Como parte de seu compromisso com a sociedade de fomentar assuntos que reverberam causa e propósito, a marca está dando mais um passo em direção ao apoio e fortalecimento dos movimentos de impacto social e cultural dentro da pauta racial ao firmar o patrocínio ao Festival Feira Preta e, junto à PepsiCo, o apoio ao projeto Impacto Black. “DORITOS® celebra esses movimentos empoderando as narrativas dos empreendedores e de todas as pessoas que fazem parte dessa construção dando ainda mais visibilidade, investimento e foco para o recorte racial que já ocorre em suas campanhas e iniciativas”, explica Cecília Dias, CMO de marketing da PepsiCo.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.
Leia também: Pesquisadoras podem se inscrever no programa Mulheres na Ciência