Com indicação ao Prêmio Shell na categoria música com Dai Ramos, espetáculo “Os Desertos de Laíde”, que com uma composição poética, traz o amor e força de mulheres negras que vivenciaram e presenciaram a morte dos seus filhos e se agarraram a ancestralidade para atravessar os desertos de dor e lutar por voz e justiça. Como parte da programação da Virada Sustentável, a apresentação será na sexta-feira (18) no Sesc Tijuca, às 18h. A entrada é gratuita.
Dirigida por Luiz Monteiro e protagonizada por Tatiana Henrique e Juciara Áwô, a montagem dá voz ao lado da história que não é ouvido, o da mãe. “A gente conversou com as mães do Movimento Moleque para entender o que de fato acontece, até a onde a gente poderia entrar nessas histórias com muito respeito, cuidado e dignidade. Estamos vivendo um momento muito delicado em relação a arte e é de extrema importância falar sobre, principalmente por outro olhar, o olhar de quem de fato sofre a perda, que é o olhar das mães”, comenta Juciara.
As mães do Movimento Moleque fizeram parte do processo de pesquisa que deu vida ao espetáculo, contando suas histórias e a de seus filhos, para que fosse construída a montagem junto com as vivências do autor Rona Neves, a partir de sua experiência familiar: a dor de suas tias, ao verem seus filhos assassinados.
O Sesc Tijuca fica localizado na Rua Barão de Mesquita, 539 – Andaraí, Rio de Janeiro – RJ
SERVIÇO
SESC TIJUCA
DATA: 18 de outubro
HORÁRIO: 18 horas
INGRESSO: GRATUITO
CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS
DURAÇÃO: 56 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
TEXTO E CONCEPÇÃO ARTÍSTICA: Rona Neves
DIREÇÃO: Luiz Monteiro
ASSISTENTE DIREÇÃO: Eder Martins de Souza
DIREÇÃO MUSICAL: Dai Ramos
DIREÇÃO CORPO SENSORIAL: Cátia Costa
ELENCO: Tatiana Henrique | Juciara Áwô
MUSICISTA: Sabrina Chaves
CENÁRIO E FIGURINO: Rona Neves
ASSISTENTES DE FIGURINO E CENÁRIO: Cris Pimenta | Cruz | Marcelo Moreira
ILUMINAÇÃO: Hebert Said
MONTAGEM: GáZ
COMPOSIÇÃO DA MÚSICA MARIA: Deya
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Laís Monteiro (Monteiro Assessoria)
PRODUÇÃO: Ana Luzia Chaves | Camila Zampier