Um vídeo mostra o momento exato em que um policial militar de São Paulo empurra um homem do alto de uma ponte no bairro Cidade Ademar, na zona sul da capital, nesta segunda-feira (02). Nas imagens, quatro agentes aparecem abordando o homem que vestia uma camiseta azul. De acordo com a Polícia Militar, o homem ainda está vivo e está sendo procurado.
Os agentes envolvidos seriam do 24º BPM de Diadema, na Grande São Paulo. Após a repercussão do caso, o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou o afastamento dos agentes envolvidos no caso. Ao todo, 13 policiais foram afastados para investigar a participação direta e indiretamente no caso.
Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o policial militar que “atira pelas costas” ou “chega ao absurdo de jogar uma pessoa da ponte” não está à altura de usar farda. Disse ainda que o caso será investigado e “rigorosamente” punido.
A investigação inicial aponta que a situação aconteceu durante uma abordagem, em que os policiais deram ordem de parada a duas pessoas em uma moto, que fugiram, levando até uma perseguição, que terminou na ponte em que o home foi jogado.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que “repudia veementemente a conduta ilegal adotada pelos agentes públicos no vídeo mostrado”, e que assim que tomou conhecimento das imagens, instaurou um inquérito policial militar para apurar os fatos e responsabilizar os policiais, que foram identificados e afastados.
Leia também: Operação policial no Complexo da Penha (RJ) causa pânico e paralisa serviços essenciais