Após 20 anos vivendo nas ruas, catadora conquista casa própria e sua história vira filme

Lora-Divulgacao.jpg

Com passagem pela Favela do Moinho, Lora teve sua trajetória retratada em filme 

Depois de duas décadas em situação de rua, Edmar Matoso, conhecida como Lora, realiza um sonho que parecia distante: a conquista da casa própria. Catadora de materiais recicláveis e ex-moradora da Favela do Moinho, Lora e seus filhos fazem parte do grupo de 40 famílias que serão realocadas para o Conjunto Residencial Major Paladino, localizado na Zona Oeste da capital paulista. As famílias receberão as chaves nesta terça-feira, dia 6 de janeiro, na Vila Leopoldina. 

Figura conhecida no centro de São Paulo, a trajetória de Lora é atravessada por múltiplas violências e reflete a realidade de milhares de mulheres brasileiras que sustentam suas famílias a partir do trabalho informal. “Mulher forte”, como ela própria se define, criou os quatro filhos a partir da coleta de materiais recicláveis pelas ruas da maior metrópole do país. 

Lora – Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM: Destaques da Semana NP: confira os livros, filmes e lançamentos musicais

“Foi a rua que me ensinou que a gente tem direitos e que temos que lutar por eles”, declara Lora, que agora celebra a possibilidade de viver com mais dignidade e segurança. 

Ela e as demais famílias se mudam na última terça (06) para o Major Paladino, conjunto localizado na Avenida Comendador Alberto Dias, na Vila Leopoldina. A mudança para uma casa própria representa um marco fundamental em sua trajetória, simbolizando estabilidade e a esperança de dias melhores. 

Lora 

Dirigido por Mari Moraga, o documentário “Lora” retrata a vida da catadora de materiais recicláveis homônima. Por meio do seu olhar, os espectadores são apresentados à cidade de São Paulo e a outras perspectivas sobre a população em situação de rua. Exibido na Áustria, Inglaterra, Estônia e Portugal, o filme recebeu diversos prêmios em festivais, entre eles, Kinoforum (Brasil) e FESTin (Portugal). O trailer do documentário pode ser assistido neste link.

Deixe uma resposta

scroll to top