O Grupo Awurê comemora 6 anos de criação do grupo neste domingo (25), na Feira de Economia Criativa e Gastronomia que acontece em Madureira, na Zona Norte do Rio. O evento que começa às 15h com lançamento do livro ‘Iroko’ do escritor Jonathan Raymundo, conta também com a participação dos grupos ‘Pagode da Gigi’ e o ‘Grupo infantil Awurê mirim’ que pertence ao projeto de Mãe Márcia Marçal.
O termo ioruba Àwúré faz menção e desejo de boa sorte, bênçãos e prosperidade. Constituído na pluralização oriunda por diversos estilos musicais como Samba, Ijexá, Jongo, samba de roda e toques de candomblé, o Awurê nasceu em janeiro de 2018, em Madureira, de um encontro despretensioso entre amigos músicos de diferentes influências.
Em 2023, o grupo foi declarado Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro por promover a cultura negra na cidade, e o combate a intolerância religiosa através da cultura.
Desde a criação, além de uma roda de samba mensal no Quintal de Madureira, o grupo já se apresentou em espaços como Teatro Oi Casagrande, Teatro Rival, Teatro da UFF, Fundição Progresso, entre outros.
Para mais informações sobre o evento, acesse aqui.
Leia também: Em cartaz no Rio, espetáculo “Meus Cabelos de Baobá” valoriza a identidade negra feminina