Greve no Metrô do Recife afeta 170 mil passageiros nesta segunda

metro-recife-greve.jpeg

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) iniciou uma greve nesta segunda-feira (03), por tempo indeterminado, no Metrô do Recife (PE). A decisão foi tomada na última quinta-feira (30), em assembleia com os profissionais da categoria. Todas as 37 estações do sistema metroviário do Recife amanheceram fechadas, afetando 170 mil passageiros que utilizam o Metrô diariamente.

A paralisação é para reivindicar recursos para manutenção, modernização da frota e melhoria das condições de trabalho, assim como para protestar contra a privatização anunciada pelo governo federal. Os passageiros precisaram buscar alternativas para se deslocarem pela capital pernambucana.

Foto: reprodução/CBTU

O presidente do sindicato, Luiz Soares, pediu apoio da população para este momento de greve e afirmou que a categoria deve se reunir novamente na próxima quarta-feira (05) para discutir a continuidade da greve ou interrupção da paralisação.

“Eu gostaria que a população entendesse nosso momento e da nossa preocupação com o sistema de Pernambuco. Precisamos garantir a qualidade e eficiência. Nossa maior preocupação é com a população”, afirmou“, afirmou Luiz Soares.

O Metrô do Recife é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e, em nota, a empresa informou  que já acionou a Justiça na manhã desta segunda-feira e vai “tomar todas as medidas legais cabíveis” para encerrar a greve o mais rápido possível.

Leia também: Anvisa proibe substâncias usadas em gel de unha por risco de câncer e infertilidade

Líder preso

Ainda nesta manhã, Luiz Soares, presidente do Sindicado dos Metroviários foi preso quando estava no Centro de Manutenção de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ele foi liberado horas depois.

O Sindicato emitiu nota informando que Soares foi detido “enquanto cumpria seu papel legítimo de liderança sindical, dialogando com os trabalhadores e defendendo o metrô público e a greve por tempo indeterminado”.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top