A Fundação Nacional do Índio (Funai) agora chama-se Fundação Nacional dos Povos Indígenas. A mudança foi uma das primeiras medidas tomadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atendendo uma reivindicação dos povos indígenas.
Esta foi uma das primeiras medidas tomadas pelo presidente, que também atendeu a outro pedido dos povos indígenas: Lula revogou uma lei que permitia garimpo em terra indígenas em circunstâncias específicas, norma editada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por decreto.
Dentre as entidades que comemoraram a alteração está a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que afirma que se reuniu com o grupo de transição do governo para analisar a atual situação da política indigenista do Estado brasileiro.
A mudança no nome da Funai é de extrema importância e tem um grande simbolismo para os indígenas já que a palavra “índio” foi dado pelos colonizadores à população local imaginando que haviam chegado às Índias, local de importante comércio marítimo que tinham como destino original, quando na verdade haviam chegado à América.
Já a palavra ‘indígena’ é um termo mais apropriado, até porque está mais próximo de “originário”, também muito usado para se referir a povos com raízes em determinado local.
0 Replies to “Governo troca nome da Funai atendendo demanda de povos indígenas”