No último sábado (14), por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), o governo do Mato Grosso do Sul promoveu a 1ª Copa Estadual Quilombola de futebol society. A competição contou com a participação de 250 atletas e oito equipes e foi realizada no Clube Estoril, em Campo Grande.
As equipes vencedoras irão participar da etapa regional, que será uma seletiva para a 1ª fase da Copa Nacional Quilombola em que irão enfrentar os times vencedores de outros estados da região centro-oeste, Goiás e Mato Grosso no dia 26 de outubro de 2024. A fase final do torneio nacional será realizada no Rio de Janeiro (RJ), em dezembro.
Ao final do torneio masculino, a equipe da comunidade quilombola Tia Eva se sagrou campeã. O vice-campeonato ficou com a equipe de Furnas dos Baianos, e o terceiro colocado foi para o time de Furnas do Boa Sorte.
No torneio feminino, a equipe de Furnas do Boa sorte foi a campeã, enquanto a comunidade Tia Eva ficou em segundo lugar.
Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, destacou o orgulho de realizar um evento pioneiro. “É uma imensa alegria organizar essa copa. Estamos proporcionando uma oportunidade única para as comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul mostrarem seu talento e paixão pelo esporte. Este é um evento que nos enche de orgulho”, disse o diretor.
A Copa Nacional Quilombola é uma iniciativa em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, a CBF, a CONAQ, a organização Uma Gota no Oceano e 18 estados brasileiros. A competição contará com cerca de 48 equipes, nas categorias masculino e feminino.
Leia também: Companheiro de Vini Jr no Real Madrid rebate fala de atacante: “A Espanha não é um país racista”