Google oferece treinamento e bolsas de US$20 mil para novas iniciativas de jornalismo no Brasil

pexels-cinedirektor-films-3928528-scaled-1.jpg

Em sua segunda edição, o GNI Startups Lab atua na aceleração de novas empresas jornalísticas, oferecendo oficinas, acompanhamento e acesso a financiamento

Como parte de seu compromisso em contribuir com um ecossistema de notícias diverso e sustentável, o Google está com inscrições abertas para a segunda edição do GNI Startups Lab, programa que tem o objetivo de apoiar iniciativas inovadoras de jornalismo no Brasil. Para participar, é preciso ter um veículo jornalístico em atividade por pelo menos seis meses, independente do volume de notícias produzidas ou da geração de receitas. As inscrições vão até 17 de julho e devem ser feitas no site: Link.

Além de uma bolsa de até US$ 20 mil, serão oferecidas 16 semanas de mentoria, workshops e treinamento sobre temas fundamentais para a viabilidade financeira de um meio jornalístico, como estratégia, produto, vendas e marketing, construção de comunidade e captação de recursos.

Os candidatos serão selecionados por uma comissão formada por membros da Ajor (Associação de Jornalismo Digital) e também pelo laboratório de inovação Echos, além do próprio Google. Serão escolhidas preferencialmente iniciativas com foco em produção de jornalismo de interesse público, que preencham lacunas de informação, produzam conteúdo local/regional ou a serviço de comunidades específicas ou comunidades socialmente vulnerabilizadas. Também estão sendo buscadas iniciativas que explorem novas maneiras de distribuir e monetizar informações.

Em sua primeira edição, a GNI Startups Lab acelerou 10 empresas jornalísticas brasileiras. Na atual, serão até 16 contempladas.

LEIA TAMBÉM:  Idioma guarani é incluído no Google Tradutor

Caminho das pedras

A atuação na última edição do programa gerou um playbook — uma cartilha oficial disponibilizada ao público que permite entender o programa e as expectativas para as empresas selecionadas — e traz conselhos para qualquer um que tenha interesse em investir na área. Um vídeo em que a Head de Parcerias do Google, Fabiana Zanni, esclarece dúvidas de participantes, foi disponibilizado: Link

Os resultados saem em 1º de agosto e, para quem for aprovado, a parceria começa já em 15 de agosto.

Deixe uma resposta

scroll to top