Galo da Madrugada adota iniciativa sustentável em sua confecção para carnaval deste ano

foto-galo.jpeg

O Galo da Madrugada, um dos maiores símbolos do Carnaval de Pernambuco, utilizará garrafas pet no carnaval deste ano em sua confecção. A população recifense poderá contribuir de forma indireta na confecção do galo fazendo suas doações com garrafas de dois litros transparentes e verde, em vários pontos da capital pernambucana.

As garrafas serão utilizadas na criação da vestimenta do Galo e nos demais acessórios que contemplam e enriquecem o Galo Gigante. Mesmo sem ser divulgado o designer do galo, a proposta é que ele seja 100% sustentável e que as mãos da população recifense possam ser vistas nele, através das doações das garrafas pet.

Ponto de coleta de garrafas PET para o Galo Gigante da Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife — Foto: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife/Divulgação

Este ano, a escultura inicia o levantamento dos impactos gerados durante sua confecção para que, com base nesses dados, seja realizada a compensação de carbono em 2026, junto à próxima escultura. Esta ação se torna uma ferramenta educativa lúdica e acaba por contribuir para a conscientização ambiental. O impacto do descarte incorreto do lixo afeta toda a população e, neste sentido, a escultura do Galo promove uma cidadania ativa, coletiva e inclusiva. Todos podem fazer parte desse momento”, afirma Leopoldo Nóbrega, Multiartista e responsável pelo design do Galo da Madrugada, em entrevista à Folha de PE.

Alguns foliões recifenses compartilham dos seus sentimentos em saber que o Galo da Madrugada esse ano vem com uma proposta sustentável e da alegria de poder compartilhar com essa iniciativa que terá um saldo positivo para o meio ambiente.

Participo do desfile do Galo da Madrugada há mais de sete anos e acredito que essa iniciativa trará benefícios para todos, especialmente com a colaboração da comunidade na criação da vestimenta, o que será incrível. Essa ação é fundamental para a cidade, pois reforça o compromisso com práticas sustentáveis e valoriza nossa cultura local. O Galo, que reúne milhões de foliões, conecta a tradição carnavalesca à responsabilidade ecológica, gerando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a nossa cidade, comentou Brunna Barbosa, que trabalha como Assistente Administrativo.

O padre e professor Creômenes Macie, também comenta da importância da reciclagem e da forma em que a população venha se sentir incluída. “Acho massa! Além de contribuir com a reciclagem do material (plástico) faz com que a população se sinta participante da preparação da festa é implicada mais diretamente no processo de confecção do Galo“, comentou.

A população poderá fazer suas doações em 14 eco estações distribuídas pela cidade, além de mais de 130 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Saiba onde estão os pontos de entrega voluntária aqui.

Leia também: Bloco afro Malê Debalê de Salvador (BA) escolhe os reis mirins negro e negra de 2025

Elaine Oliveira

Elaine Oliveira

Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em 2023. Técnica em Rádio e TV, fotógrafa, produtora audiovisual e aspirante a roteirista. Atualmente está cursando o terceiro módulo do curso Técnico em Publicidade Propaganda. Tem experiência em produção de jornalismo, reportagens, assessoria de comunicação, captação e edição de vídeo. Paulistana de nascimento e Pernambucana de coração desde 1998.

Deixe uma resposta

scroll to top