“Festival Às Escuras” acontece de forma gratuita durante toda a próxima semana e traz performances, mesas e muito mais
Inserides em um país que investe em políticas de extermínio da população preta e LGBTQI+, o Pandêmica Coletivo Temporário de Criação – aglomeração online de artistas de vários lugares do país que está movimentando a cena virtual – acredita na urgência de ações artísticas e políticas que fortaleçam os espaços de debate e produção artística da população negra. Sob essa premissa, nasce o Festival Às Escuras, mostra online de arte LGBTQI+ Preta que acontece até o dia 27 de Setembro, pela plataforma ZOOM.
Artistas negres e LGBTQIA+ de todo o estado do Rio submeteram suas propostas e a curadoria composta por Helena Vieira, Maurício Lima, Paulo Mattos e Tainah Longras selecionou seis delas. Cada proposta terá um dia de apresentação sempre às 21h.
Completando a programação do festival, teremos a última visita guiada do projeto “Museu dos Meninos – Arqueologias do Futuro” com a participação de Erica Malunguinho e mediação do diretor artístico do festival e criador do museu, Maurício Lima. O festival também terá um mostra de vídeos que acontecerá sempre antes das apresentações.
Com apresentação da drag queen carioca Organzza e interlocução crítica do pesquisador, ator e crítico teatral mineiro Guilherme Diniz, o encerramento do festival no domingo ficará por conta de Helena Vieira, pesquisadora, transfeminista e escritora.
PROGRAMAÇÃO:
Quinta, dia 24 de Setembro
17h – Interlocução Crítica com Guilherme Diniz
21h – “5 planetas até aqui – experimento #1” com Iah E Zimtese
Sexta, dia 25 de Setembro
21h – “Mamãe, Questões!” com Kauê Itabacema
Sábado, dia 26 de Setembro
16h – Performance “Museu dos Meninos – Arqueologias do Futuro” com Maurício Lima
21h – “Bagaço (ação para uma pessoa engasgada)” com Júlia Vicente
Domingo, dia 27 de setembro
15h – Interlocução Crítica com Guilherme Diniz.
17h – Encerramento com Helena Vieira.
SERVIÇO:
Quando? 21 a 27 de Setembro.
Onde? No Zoom.
E os ingressos? Todas as exibições acontecem de forma gratuita e o link é liberado sempre quinze minutos antes de cada atividade na bio do @pandemicacoletivo.