A 4ª edição do Festival Literário de São Gonçalo (FLISGO), que acontece de 22 a 27 de setembro, no município de São Gonçalo, reúne 3 eventos em 1, levando reflexão sobre políticas públicas por mulheres, aquilombamento na gestão cultural local e Feira Literária e todas as atividades são gratuitas.
O FLISGO tem como objetivo proporcionar aos autores regionais espaço para exposição da suas obras, incentivar o hábito de leitura, reconhecer a importância da literatura e da sua função enquanto manifestação artística e registro cultural da humanidade, além de conectar as diversas linguagens e narrativas artísticas culturais do município de São Gonçalo.
Enfatizando seu comprometimento sócio-cultural o FLISGO foi pioneiro ao lançar o e-commerce durante a pandemia, proporcionando condições de geração de renda aos autores independentes, uma vez que a comercialização de suas obras foi impossibilitada devido ao isolamento social vivenciado na Pandemia.
Apesar de ser um dos maiores Festivais Literários do Rio de Janeiro, estar presente no calendário Literário nacional e trazer grandes nomes de escritores à cidade de São Gonçalo, o FLISGO é realizado sem patrocínio ou aporte financeiro institucionalizado desde a 1ª edição. Alberto Rodrigues, idealizador e produtor do Festival, declara que o Flisgo só existe por conta de amigos voluntários e microempreendedores, apoiando na realização do Festival Literário.
Além de produtor cultural, Alberto é comunicólogo; e ministra oficinas sobre o seu recém-lançado livro infantil “Minha pele” pela Editora Nandyala, cujo tema é a diferença da cor de pele entre suas filhas, realidade das famílias brasileiras. Também desenvolve oficinas de escritas criativas com seu primeiro Livro “Pensamentos A.Ro” pela editora Apologia Brasil com jovens e a terceira idade.
Leia também: Margareth Menezes recebe Jau e Àttooxxa no Mercado Iaô de Primavera
Coordena o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra (prêmio a nível estadual) e o FOSG (Fórum Social de São Gonçalo), com mais de 50 instituições sociais do município; dentre outras ações como defensor de políticas públicas para garantir direitos a bens sociais e a bens culturais. E está coordenando e organizando a instituição da ABL Pretas – Academia Brasileira de Letras e Artes Pretas junto com a renomada Dra. Elisabete Nascimento.
Para saber mais sobre o Festival Literário de São Gonçalo, assim como sua programação, acesse o Perfil do Instagram do FLISGO.
0 Replies to ““Você tem fome de quê?”: Festival Literário de São Gonçalo começa nesta quinta (22)”