Favela 20 pauta no G20 que 18% da área de favelas no Brasil estão regiões de risco

mg_1430.webp

Cerca de 18% da área de favelas no Brasil estão em regiões de risco, este foi o debate do Favela 20 (F20), que se reuniu nesta segunda-feira (08) na Casa Voz Vidigal, Zona Sul do Rio. O fórum de debates entre lideranças de favelas que pretende apresentar pautas e necessidades para o G20, grupo das 19 maiores economias do mundo, contou com a presença da atriz Dira Paes, do ator Jonathan Azevedo e teve mensagem de vídeo da Primeira Dama Janja Lula.

De acordo com dados do MapBiomas, no Brasil, 3% da área urbana total está localizada em regiões de risco. Nas favelas, essa proporção aumenta para 18%. Entre 1985 e 2022, a cada 100 hectares de favela que cresceram no país, 16,5 hectares foram expandidos em áreas de risco.

A Cúpula Social do G20 acontecerá de 14 a 16 de novembro, também na cidade do Rio de Janeiro. O F20 busca aumentar a inclusão e o papel decisório dos movimentos de favelas nos procedimentos da Cúpula.

Ao todo 18% da área de favelas no Brasil estão regiões de risco- Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

Uma das mesas que discutiu o papel do G20 na promoção da redução de riscos de desastres nas Favelas foi mediada pela atriz Dira Paes, fundadora e integrante da Organização Não Governamental (ONG) Movimento Humanos Direitos, que externou o sentimento do movimento criado:

“Vocês do F20 nos inspiram, fazem com que nós possamos ter esperança. Esperança não só no campo das ideias, mas no campo das ações”, disse a atriz.

Na mesa que tinha como tema Justiça Climática nas favelas e o olhar do F20 com foco no G20, teve a mediação do ator Jonathan Azevedo, que é formado pelo Nós do Morro, ONG do Vidigal:

“Acredito que quem faz o clima somos nós, e que é daqui para cima que nós vamos nesse tema, começando a refletir sobre questões que muitas vezes passam por problemas entre becos e vielas e que agora as vozes estão saindo delas”, disse Jonathan no discurso.

Leia mais notícias aqui: “É preciso permanecer vigilantes”: Lula discursa sobre ataques à democracia na Bolívia e no Brasil

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top