Secretário de Segurança do Maranhão atribui pânico em São Luís a fake news: “causa pânico e atrapalha a rotina”
Secretário de Segurança do Maranhão atribui pânico em São Luís a fake news: “causa pânico e atrapalha a rotina”
Maurício Martins, secretário de Segurança Pública (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, afirmou nesta sexta-feira (24) que a apreensão entre moradores da Grande São Luís foi intensificada por fake news espalhadas nas redes sociais. A declaração ocorreu em meio à onda de violência e tiroteios que atingem a região desde o último domingo (19) e já deixaram sete mortos e mais de dez feridos.
Durante entrevista ao telejornal Bom Dia Mirante, Martins destacou que a disseminação de boatos sobre ataques em escolas e outros locais públicos “é crime” e que os responsáveis serão identificados.
“Quem dissemina informações falsas comete crime igualmente às pessoas envolvidas nas ocorrências que estamos investigando. Vamos prender quem estiver envolvido direta ou indiretamente nesses episódios”, afirmou o secretário.
Maurício Martins, secretário de Segurança Pública (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Martins negou a existência de ataques a unidades de ensino e disse que a suspensão das aulas foi motivada pelo medo provocado por notícias falsas.
“Inexiste qualquer problema relacionado à presença de professores e alunos nas salas de aula. O que há é uma onda de fake news que causa pânico e atrapalha a rotina das famílias”, declarou.
Apesar da fala, universidades e escolas públicas e privadas continuam com aulas suspensas, entre elas a UFMA, UEMA e o IFMA.
O secretário também informou que o policiamento foi reforçado e que mais de 30 pessoas foram presas desde o início da semana. Ele, contudo, criticou a legislação penal brasileira, classificando-a como “frágil” no combate às organizações criminosas.
“Nós prendemos, mas a lei é branda. Muitos criminosos são liberados rapidamente em audiências de custódia”, disse Martins.
Segundo o titular da SSP, o governo estadual tem investido em segurança com a convocação de novos policiais e modernização de viaturas e delegacias.
“A Polícia está nas ruas e continuará atuando para garantir a tranquilidade da população”, concluiu.
Um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) divulgado no início do mês mostra que as internações por infarto aumentaram 150% no Brasil entre 2008 e 2022. Cerca de 70%…
Nesta sexta-feira (14) os assassinatos da vereadora carioca Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, que foram mortos a tiros no Rio de Janeiro, completam 7 anos. Pela primeira vez, as…
Propostas serão selecionadas pelo Ministério dos Direitos Humanos O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) selecionará até dez propostas – duas para cada região do país – de parcerias…
Nomes como Lázaro Ramos, Léo Santana, Cris Vianna, Teresa Cristina e Tia Má se uniram nesta terça-feira (31) para redigir um manifesto criticando o silêncio de outras celebridades após declarações…
Na primeira vez que a reportagem da Agência Brasil entrou em contato com a Ana Paula Oliveira, em 1º de fevereiro, havia muita tristeza e frustração. Ela havia sido informada…
Crise política, ausência de ministro e descaso justificam a falta de políticas efetivas do Ministério da Saúde De acordo com auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério…
O Brasil investe menos em educação do que os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de acordo com o relatório Education at a Glance 2023, lançado nesta terça-feira…
Uma mulher de 24 anos teve a mão esquerda amputada logo após dar à luz ao seu terceiro filho, no Hospital da Mulher Intermédica Jacarepaguá, zona Oeste do Rio de…
*Matéria escrita pelos colaboradores Cipriano jr. e Lídia Michelle Azevedo A Abolição é um marco legal e simbólico para a inclusão do negro como ente participante da sociedade brasileira, mas…
Roteirista apresenta stand up na Penha com ingressos a preços populares O jornalista e roteirista Adalberto Neto, apresenta neste sábado (16) na Arena Carioca Dicró, na Penha, na Zona Norte…