Após o Instagram anunciar que vai revisar seu próprio algoritmo com o objetivo de apoiar conteúdos produzidos por negros e ao mesmo tempo protegê-los virtualmente, o Facebook também deve implementar iniciativas contra o racismo. A rede social de Mark Zuckerberg anunciou na última semana o investimento de 200 milhões de dólares para dar suporte a creators e empresas cujos proprietários sejam negros.
A plataforma também pretende iniciar um hub de mídia chamado “Lift Black Voices” (Levante Vozes Negras, em tradução livre). Segundo o comunicado, o objetivo é “destacar histórias de negros, compartilhar recursos educacionais e inspirar as pessoas a agir por meio de angariação de fundos por causas de justiça racial”.
Pressão da Comunidade negra
Na última semana, o Facebook ouviu grupos pelos direitos civis como o NAACP e a Anti-Defamation League. Eles defendem um boicote dos anunciantes à rede social, principalmente por contas como a de Donald Trump, que segundo a Comunidade negra, promove o racismo. Pressionado por não impor restrições aos posts considerados ofensivos, o Facebook anunciou as medidas na última semana e até chegou a remover um anúncio do presidente dos Estados Unidos. “Eu sei que o Facebook precisa fazer mais para apoiar a igualdade e a segurança da comunidade negra através de nossas plataformas”, afirmou Mark Zuckerberg