Expectativa de vida do brasileiro é a maior desde a pandemia da Covid-19, segundo IBGE

image-56.png

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (29), mostram aumento na expectativa de vida do brasileiro. Os números são referentes a 2023 e mostram aumento para 76,4 anos de vida, o que supera os números pré-pandemia da Covid-19.

Homens e mulheres tiveram ganhos: entre eles o salto é o maior, de 12,4 meses. Os homens foram de 72,1 anos para 73,1 anos. Já para elas, o ganho é um pouco menor: cerca de 10,5 meses, saindo de 78,8 para 79,7 anos.

Já para a população negra, a longevidade ainda demanda de muitas variáveis, o que demonstra ainda mais a desigualdade no país. A começar por homens negros terem mais que o dobro de chances de serem vítimas de homicídio do que homens brancos, segundo o Relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades, de 2024.

Idosos negros ainda tem a menor expectativa de vida / Foto: Freepik

Jovens, negros e mulheres são significativamente mais afetados pela violência, seja ela praticada por conhecidos, vizinhos, companheiros, ou por agentes do Estado. Desde 2019, não há dados atualizados sobre a expectativa entre idosos negros, o último levantamento feito pela Unicamp, mostrava uma taxa de 67 anos de vida.

A expectativa de vida para os idosos, de maneira geral, aumentou de 1940 a 2023. Em 1940, quando o brasileiro chegava os 60 anos, esperava-se que ele visse mais 13,2 anos. Já em 2023, a expectativa aumentou para 22,5 anos para o total da população brasileira. A pandemia do COVID-19 deixou efeitos negativos nesses indicadores, que só foram recuperados a partir de 2022.

A pesquisa ‘Tábuas Completas de Mortalidade 2023’ são consideram um período populacional no Brasil de 2000 até 2070, e permitem que os níveis e padrões de mortalidade da população brasileira sejam conhecidos e sejam usados como parâmetros necessários na determinação do cálculo dos valores relativos à aposentadoria de quem está registrado no Regime Geral de Previdência Social.

Veja a tábua aqui.

Leia também: Governo propõe isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil; proposta atinge mais de 80% da população.

Deixe uma resposta

scroll to top