Pesquisa inédita revela que 74,7% dos adolescentes brasileiros que ingerem bebida alcoólica nunca foram impedidos de comprá-las devido à idade, mesmo sendo uma prática ilegal. O dado é do terceiro Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad III), realizado pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O estudo, que contou com a parceria da Ipsos e financiamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), ouviu 16.608 pessoas com 14 anos ou mais em 349 municípios durante 2023. A análise regional aponta que a situação é mais crítica no Nordeste, onde 88,2% dos jovens relatam não sofrer restrição. Na sequência, aparecem as regiões Sudeste (73,4%), Norte (68,2%), Sul (68,1%) e Centro-Oeste (67,1%).
Os bares foram identificados como o principal local de acesso à bebida para menores de idade, sendo citados por 76,1% dos entrevistados. Outras fontes recorrentes são a intermediação por adultos (44,9%), vendedores ambulantes (34,4%), compra por terceiros (33%), aquisição via internet ou aplicativos de entrega (16,4%) e, em menor escala, o roubo de casa ou de estabelecimentos (3,3%). Os números evidenciam a facilidade com que adolescentes conseguem adquirir álcool no país, apontando para uma fiscalização ineficaz.
Leia mais notícias por aqui: Influencer Buzeira é preso em operação da PF contra lavagem de dinheiro ligada ao tráfico de drogas