Até o dia 6 de janeiro, estão abertas as inscrições para o Ciclo IV do #estudeofunk, um programa de aceleração artística com realização da Fundição Progresso e Viva Brasil, que fomenta a cultura do funk carioca e profissionaliza artistas da nova cena. O início está previsto para 2025.
Depois de três ciclos e uma residência continuada, o edital de chamada para novos artistas terá 50 vagas para MC´s, dançarinos, beatmakers, produtores e demais envolvidos na cadeia produtiva de uma das cenas culturais mais ricas e potentes da cultura brasileira atualmente, que tem atraído a atenção do mercado musical internacional.
“O funk vive um ótimo momento no mercado internacional, cada vez mais comum viralizações com dancinhas e beats de funk além de grandes artistas, como Beyoncé e Travis Scott super interessados no nosso ritmo. Isso nos impulsiona e potencializa a cena local, pois é só o começo da globalização do funk e não podemos perder de vista a fomentação do funk na cidade onde ele nasceu e se desenvolveu”, diz Taísa Machado, diretora artística do #estudeofunk.
O projeto tem o patrocínio da BEATS, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Em seus primeiros ciclos, o programa recebeu mais de 150 artistas, lançou 4 álbuns, 2 EPs, diversos singles e videoclipes, somando aproximadamente 500 mil visualizações no canal do Youtube, realizou dois bailes e se apresentou em dezenas de shows na cidade e no estado.
Com o lançamento do Ciclo IV, o #estudeofunk se consolida como coletivo criativo onde se reúnem artistas dos mais diversos estilos de funk, que encontram no hub do programa, na Fundição Progresso, grandes referências e uma estrutura pensada para a valorização e desenvolvimento de suas habilidades e carreira. As aulas vão de criação musical a estratégias para ganhar o mercado, passando por encontros com artistas renomados e culminando no lançamento de produtos musicais variados, além de apresentações individuais e do coletivo.
“O formato pedagógico único desse projeto une aprendizado, reflexão, visão de mercado, experiências criativas e profissionais, além conectar uma fervilhante rede de criadores, e tudo isso torna essa residência artística uma experiência transformadora na vida dos artistas. O Ciclo IV vem aí trazendo mais energia ainda no #estudeofunk e estamos ansiosos para conhecer os novos artistas que vão chegar junto na história compondo essa nova cena funkeira!”, afirma Vanessa Damasco, diretora geral do programa.
A inscrição pode ser realizada através do site www.estudeofunk.com.br , onde estão disponíveis todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo e o cronograma das atividades.
Leia também: Hitou: Funk de The Weeknd com Anitta e Tati Quebra Barraco já é o maior lançamento do novo álbum do cantor