Endividados: 57 milhões de brasileiros não sabem que estão com dívidas, aponta Serasa

empresario-trabalhando-com-contas_1098-20001.avif

Segundo levantamento realizado pelo Serasa, 57 milhões de brasileiros desconhecem que estão negativados. Dentre esses consumidores, 19 milhões foram negativados pelos credores, e por conta disso fazem parte do Cadastro de Inadimplentes: pessoas físicas ou jurídicas que desconhecem sobre a situação da inadimplência e nem os benefícios oferecidos para negociar e limpar o nome.

Segundo o Serasa, esses 57 milhões nunca acessaram o Serasa Consumidor para consultar a situação do CPF ou CNPJ, e por isso não sabem que existem cerca de 267 milhões de ofertas de dívidas para serem negociadas. 

As ofertas desconhecidas do Feirão Limpa Nome são disponibilizadas por empresas de diversos segmentos, como bancos, cartões de créditos, universidade, companhias de telefone e internet entre outras/ Foto: Freepik

O Feirão Serasa Limpa Nome é um evento de negociação de dívidas, onde as empresas parceiras se reúnem para promover ofertas especiais e acordos exclusivos. O especialista em educação financeira da Serasa, Lucas Tosatti, destaca que os inadimplentes têm até o dia 31 de março para acessar as ofertas disponibilizadas pelas empresas e negociar as dívidas. Segundo ele, a falta de conhecimento sobre as dívidas pode ser resultado de diferentes fatores.

“Como falta de monitoramento do CPF ou do CNPJ, dados cadastrais desatualizados e, de maneira mais ampla, a desinformação financeira. Muitos consumidores e até empreendedores, eles acabam descobrindo essa pendência, inclusive, só quando vão tentar contratar algum tipo de crédito, seja financiamento, crediário, cartão ou até algum empréstimo pessoal”, explica o especialista.

Um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) em conjunto com o Serasa, revela que há um impacto maior das dívidas no público feminino. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela CNC mostra que o percentual de mulheres endividadas (76,9%) em fevereiro deste ano ainda é superior ao percentual dos homens (76%). 

De acordo com especialistas isso acontece devido a diferença salarial de gênero, isso indica que as mulheres possuem uma renda menor para cobrir as despesas, acarretando na busca por mais crédito, e ainda assim enfrentam problemas na hora de conseguir crédito. 

Com o Feirão Limpa Nome o consumidor se beneficia de descontos de até 99%, as negociações podem ser realizadas pelo site da Serasa, aplicativo e presencialmente nas agências dos Correios de todo o país. 

Leia também: Especialista dá dicas de organização financeira para 2025: “Pague dívidas estrategicamente”

Maria Eugênia Melo

Maria Eugênia Melo

Nortista, de Palmas capital do Tocantins. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins.

Deixe uma resposta

scroll to top