Encontro de Mulheres Pescadoras e Quilombolas debate saúde mental e práticas integrativas de 26 a 28 de agosto na Casa São José

Mulheres-pescadoras-e-marisqueiras-da-Bahia-e-Sergipe-foto-ASCOM-CPP-5-scaled.jpg

Mulheres pescadoras e marisqueiras da Bahia e Sergipe - foto ASCOM CPP (5)

Entre os dias 26 e 28 de agosto de 2025, acontece em Salvador (BA) o Encontro de Mulheres Pescadoras e Quilombolas, que este ano traz como tema central “Saúde Mental e Práticas Integrativas”. A atividade é desenvolvida pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), com apoio do Fundo Elas, Próspera Social e da Misereor e será realizada na Casa São José.

Mulheres pescadoras e marisqueiras da Bahia e Sergipe – foto ASCOM CPP (5)

O encontro, que é uma parceria com a Escola de Formação – Saúde Tradicional, Integrativa e de Autocuidado, tem como objetivo fortalecer os saberes tradicionais e a valorização da ancestralidade, ao mesmo tempo em que promove reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres quilombolas e pescadoras em seus territórios. 

A programação contempla momentos de mística, oficinas, rodas de diálogo e vivências práticas, abordando desde a saúde mental diante dos conflitos e da violência, até práticas de autocuidado e espiritualidade coletiva. No dia 26 de agosto, após a acolhida e apresentação das participantes, será realizada a oficina “Saúde Mental das Mulheres no Território frente aos conflitos e crescimento da violência”, com Marta Santos, seguida de vivências de práticas integrativas, como massagens e escaldapés, conduzidas por Alessandra Maria Costa Rodrigues.

A programação do dia 27 de agosto começa com atividades de aromaterapia e mística, e segue à tarde com a oficina “Movendo o Corpo – Dança Curativa do Corpo e da Alma”. À noite, ocorre a “Noite das Pretas Pescadoras rumo à Marcha das Mulheres Negras 2025”, espaço de partilha com falas de mulheres do movimento negro, reforçando a luta coletiva das mulheres negras do campo, das águas e das florestas.

Já no dia 28 de agosto, as participantes se dedicam ao planejamento de ações em suas comunidades, a partir do que foi vivenciado nos dias anteriores. Haverá grupos de trabalho, socialização dos encaminhamentos, avaliação do processo formativo e, por fim, a entrega de certificados e o encerramento do encontro.

Mais do que um espaço formativo, o Encontro é um momento de fortalecimento da identidade coletiva, resistência política e promoção do autocuidado entre mulheres que, a partir de seus territórios, seguem multiplicando saberes e práticas que unem saúde, cultura e bem-viver.

Serviço

Evento: Encontro de Mulheres Pescadoras e Quilombolas – Tema: Saúde Mental e Práticas Integrativas
Data: 26 a 28 de agosto de 2025
Local: Casa São José – Avenida Luiz Tarquínio, nº 18, Largo de Roma – Salvador/BA

Deixe uma resposta

scroll to top