Os eleitores que quiserem emitir a versão digital do título de eleitor tem até este sábado (01) para baixar e validar o documento no e-Título. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia da eleição – primeiro turno no dia 02 de outubro – o documento digital pode substituir o documento impresso com foto para quem fez o cadastro da biometria.
O e-Título pode ser baixado nas Lojas Virtuais para as plataformas IOS e Android, e também pode ser usado para consultar o local de votação, justificar o voto, e outras finalidades. Como a emissão do título digital ficará suspensa no primeiro turno, o serviço será retomado na próxima segunda (03). No caso de haver um segundo turno, marcado para 30 de outubro, o recurso será interrompido novamente no dia do pleito.
Leia também: TSE proíbe transporte de armas durante a eleição
O TSE aconselha que o procedimento seja feito com antecedência para evitar possíveis problemas decorrentes do aumento da procura pelo serviço, que podem sobrecarregar o sistema. No dia da eleição também não será possível resolver quaisquer erros no aplicativo. Mas o uso do título de eleitor digital na hora da votação tem determinadas considerações.
Só é permitido usar apenas o e-Título para votar se ele estiver com a foto do eleitor aparecendo no aplicativo. Ou seja, é necessário ter a biometria atualizada. Por isso, na ausência da foto tanto no caso do título digital quanto do título impresso, é obrigatório levar um documento oficial com foto. Pode ser usada: a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte, identidade social, certificado de reservista e carteira da categoria profissional reconhecida por lei.
Você pode baixar o aplicativo na plataforma IOS por aqui, e pela plataforma Android clicando aqui. Para mais informações, o TSE disponibiliza o atendimento via WhatsApp, que pode ser acessado pelo e-Título.