Pela primeira vez em sua história, o musical da Broadway ‘A Pequena Sereia’ terá um príncipe Eric negro. A peça conta a história da princesa Ariel e o ator Gabriel Vicente interpretará o monarca da fantasia. O espetáculo ficará em cartaz em São Paulo, entre os dias 17 de julho e 16 de outubro.
Gabriel comemora o espaço e ressalta a importância da representatividade, principalmente, para as crianças negras. “Ser o primeiro príncipe preto em 2022 é dar a possibilidade para as crianças pretas se verem em um papel de protagonismo. Esse personagem que a criança preta – ou até mesmo o adulto preto – vai se identificar, não está na favela. Está num palácio. Ele não está com armas na mão, ele está em um mundo de amor, no mundo do ‘felizes para sempre’. E isso é muito novo para a população preta do Brasil e do mundo”, afirma em entrevista ao Gshow.
Ele lembra ainda que já interpretou outros príncipes na carreira, mas este tem um significado especial. “O lance de ser o primeiro príncipe preto de um título da Disney no Brasil, acho que é a minha maior felicidade. E isso se reforça a cada vez que recebo uma mensagem, nas minhas redes sociais, de pessoas pretas dizendo como elas nunca se viram nesse papel e como isso vai mudar. É um momento de mudança muito significativa. Eu nunca me vi nessa condição, num espetáculo de tamanho grandeza”, comemora.
Negativa
Em 2018, primeiro ano que a peça foi montada no Brasil, Gabriel não conseguiu participar das audições e afirma que não tinha se visto no papel do Príncipe Eric, mas chegou a estudar para fazer o caranguejo Sebastião. “Eu nem tinha uma resposta objetiva do por quê era aquele personagem, o Sebastião, que eu poderia ter uma chance. Acho que é porque eu tinha visto um ator preto fazendo esse papel na Broadway. Nunca passou pela minha cabeça fazer o príncipe”, comenta.
Leia também: Emmy 2022: Zendaya e Donald Glover estão entre os indicados
“Acho que, de modo geral, o mundo vem se atentando às pautas raciais, mas a gente ainda tá muito longe de chegarmos em um ponto ideal. Ainda espero ver mais pretos em papeis de destaque no teatro e na televisão”, finaliza.
Importantíssima a participação deste ator, Gabriel Vicente, como referência para o público infantil mas, principalmente, para o público adulto que, antes, não tinha a referência que a etnia negra ocupa lugar de destaque em vários nichos. Parabéns!