O Notícia Preta conversou com a atriz Duda Santos, que interpreta Maria Santa em “Renascer”, nova novela das 21 horas da TV Globo. A protagonista vive um romance com José Inocêncio, com quem teve quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e o caçula, João Pedro. A trama foi um grande sucesso nos anos 90.
“Essa é uma novela muito bonita. São personagens muito bonitos. Maria Santa é puro amor e o que eu espero é representatividade de verdade, assim, no fundo do meu coração. Que os pretinhos e pretinhas vejam isso, se reconheçam, sabe? A gente foi muito carente desse lugar durante muito tempo” disse ela.
Duda fala sobre a importância que o áudio visual tem de levar a representatividade para os telespectadores.
“E o audiovisual é muito potente. Ele pode sim ser responsável por trazer essa responsabilidade, essa representatividade para dentro de casa. E Maria Santa é puro amor, é amor no melhor sentido dessa palavra. E essa novela tem muita paixão, tem redenção, tem renascimento. Eu espero que vocês se apaixonem, porque é uma novela linda de morrer“.
Ela falou sobre a importância de ter uma personagem tão marcante feita por uma mulher negra”.
“O audiovisual é muito potente, gente, ele pode trazer essa responsabilidade para dentro de casa, essa representatividade para dentro de casa.
A baiana ressalta a diversidade dos personagens da trama interpretado por outros atores.
“A nossa novela tem muitos corpos que precisam ser representados há muito tempo, temos o Evaldo, a Belenize, Edvana o Xamã. Acho muito importante esse momento para teledramaturgia brasileira”.
A protagonista falou sobre o amor que Maria Santa sente por José Inocêncio e sobre ela virar uma santa.
“Maria Santa não vai embora nunca. Ela não larga esse homem nem depois morta. Ela vira uma Santa. Eu acho que ela tem a essa coisa do amor que transcende a vida, o amor desses dois nunca vai morrer”, analisa.
Leia também: Nego Ney estreia em novela das 19h da Globo, “Vai na fé”