SP registra um caso de discriminação racial a cada 8 horas segundo levantamento da PC-SP

racismo.png

Os casos de registro de crimes de discriminação racial apresentaram um aumento de 128% no estado de São Paulo os anos de 2019 e 2021. O levantamento considera os registros deste tipo de crime regsitrados nas delegacias do estado de São Paulo entre janeiro e outubro do ano passado, e representam que a cada oito horas um caso de racismo é registrado no estado.

No ano de 2019, foram registrou 412 ocorrências de discriminação racial e 2020 em 553. Em 2021, foram um total de 956 ocorrências de discriminação racial e nos dez primeiros meses do ano passado, foram 964 casos relatados por vítimas de ataques raciais.

Um caso foi registrado a cada oito horas em SP / Foto: Agência Brasil

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo atribui o aumento nos registros de casos de discriminação à divulgação das ocorrências pela imprensa o que incentiva o registro de denúncias por outras pessoas. Para a SSP, a possibilidade do registro dos crimes através da Delegacia da Diversidade Online seria outro facilitador.

Um dos casos registrados no último ano foi do humorista Eddy Jr que chegou a sair temporariamente de casa depois de registrar as ofensas racistas e ameaças feitas por uma vizinha. O humorista contou que os assédios aconteciam desde abril deste de 2022 e apenas depois do vídeo conseguiu que a investigação seguisse.

Relembre o caso: Justiça proíbe vizinha de se aproximar de Eddy Junior depois de ataques racistas

Outro caso também registrado no último ano foi de um jovem de 15 anos agredido por estudantes de um colégio particular em São Paulo. O jovem negro foi incluído em um grupo de WhatsApp por colegas da escola onde estuda, na cidade de Valinhos (SP), onde os integrantes se autodenominam “Neonazistas do Porto”. O adolescente foi expostos a ameaças que incluíam diversos xingamentos racistas, dentre os quais uma das mensagens que dizia: “Espero que você morra *** negro”. Leia AQUI.

Deixe uma resposta

scroll to top